A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu, na quinta-feira 17, com a direção do banco para debater o novo modelo de agências e o plano de Previdência dos funcionários. E ainda conhecer a apresentação do banco sobre o quadro de funcionários por estado e gênero e os dados sobre admissões e demissões 2018 e 2019.
O banco apresentou os números referentes a admissões e desligamentos de 2018 e de 2019. Porém, não conseguiu finalizar o levantamento do desmembramento de admissões e demissões e ficou de encaminhar para a COE assim que terminar o trabalho.
Novo Modelo de Agências
O banco está adotando um novo modelo de agência bancária que tem salas de vídeo conferência, wifi, uma área interna com layout mais aberto, sem caixas humanos, com máquinas que realizam depósito em dinheiro, pagamento com troco (inclusive moedas). Já existe em Sâo Paulo e serão inauguradas no Rio de Janeiro e no Nordeste.
De acordo com o banco, as novas agências só terão portas giratórias se já possuíam no formato antigo; as que já não tinham o equipamento, continuarão sem.
Para Jair Alves, está claro que este projeto favorece os meios eletrônicos, e que pode ser uma ponte para digitalização total do atendimento bancário.
Outra preocupação dos dirigentes sindicais é com a saúde dos trabalhadores durante as obras nas agências. “Apresentamos a preocupação com as obras e as condições de trabalho dos bancários, citando inclusive o exemplo da Fetrafi-MG que tem uma agência fechada pelo Sindicato de BH há mais de cinco dias por conta da falta de condições de trabalho por causa da obra na agência”, disse Jair.
“Questionamos também como será o emprego do trabalhador nesse novo modelo. E ainda qual será a quantidade de trabalhadores dentro dessas agências. Os representantes do banco disseram que não têm essa informação, mas que iriam levantar e passar para COE”, informa.
Questionados durante a reunião, os representantes do banco afirmaram que não há interesse de acabar com as agências. Apenas o de incentivar o uso de meios eletrônicos pelos clientes. Mas destacaram que, dado o avanço da tecnologia, o número de agências vai diminuir. Disseram ainda que hoje existem vários concorrentes que estão incomodando o banco e, portanto, têm que ser feitas mudanças para competir no mercado”, completou Ramon Peres, representante da Fetrafi MG.
Fechamento de agências
Os representantes do banco disseram que têm recebido questionamentos de alguns sindicatos sobre possíveis fechamentos de agências. O diretor de Relações Sindicais afirmou não ter muito conhecimento sobre isso, pois o banco trata de uma maneira estratégica esse tema e, portanto, ele não tem acesso.
O Itaú anunciou o fechamento de mais 86 agências normais e 18 agências do Personalité, até 25 de novembro. O banco assumiu o compromisso de fazer o esforço para realocar as pessoas. Já são 240 agências fechadas neste ano. O banco fez o compromisso de encaminhar o nome das agências que vão fechar para a COE, que por sua vez encaminhará para as federações.
Projeto: Consultor de Longevidade
O Itaú apresentou o Projeto Piloto de Longevidade, que será testado em 16 agências de São Paulo, com a contratação de terceirizados, com mais de 50 anos e carga horária de 20 horas de trabalho, responsáveis por familiarizar os clientes mais velhos aos meios eletrônicos. O projeto terá duração de cinco meses.
“Nossa preocupação com o projeto é que a pessoa contratada terá acesso a informações bancárias dos clientes, o que pode ser perigoso”, alertou Jair Alves, coordenador da COE Itaú.
Plano de previdência
De acordo com o Itaú, 72% dos bancários têm plano de previdência e 28% não têm. Esses 28% têm em média 4 anos de empresa e idade média de 29 anos. “Os números mostram que é fundamental o banco reestudar os valores que são pagos em contrapartida pelo Banco no Plano PGBL (616). Hoje vão de 0,5% a no máximo 2% do salário. Esse debate vai para mesa de negociação com a Fundação de Previdência Itaú”
Uma nova reunião será realizada para entre os dias 10 e 11 de dezembro, para voltar a discutir os mesmos temas.