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Com só um caixa, agência vira tormento de clientes e bancários

Linha fina
Unidade da zona norte perdeu três funcionários, que não foram repostos, acarretando em esperas de mais uma hora na fila; Sindicato cobra contratação urgente de mais bancários
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Foto: Seeb-SP

Dirigentes do Sindicato, ao realizarem a distribuição da Folha Bancária, constataram uma situação de flagrante desrespeito com clientes e bancários em uma agência do Santander, localizada na zona norte da capital paulista. Com apenas um caixa aberto, clientes aguardavam de 50 minutos até mais de 1 hora na fila. 

Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Ao entrarmos na agência para distribuir a Folha Bancária e dialogar com os bancários, verificamos a precaridade no atendimento aos clientes e a sobrecarga de trabalho imposta aos trabalhadores. A espera é tão longa que um grupo de clientes pressionou uma gerente para assumir um caixa e assim agilizar o atendimento, que explicou que não poderia fazer isso”, relata o dirigente do Sindicato e bancário do Santander André Bezerra.

Ao verificar a situação caótica da agência, os dirigentes interviram na situação e explicaram aos clientes que a responsabilidade pela situação era unicamente do banco, que deveria disponibilizar ao menos dois caixas, lucra bilhões e não respeita clientes e funcionários.  

“Verificamos ainda que recentemente a agência, com grande fluxo de clientes, perdeu três bancários, que não foram substituídos. Os trabalhadores enfrentam enorme sobrecarga de trabalho e os clientes filas intermináveis. É inadmissível que um banco como o Santander – que tem no Brasil sua maior fonte de lucro, com 29% do seu resultado global, e lucrou R$ 7,120 bilhões no 1º semestre – trate seus clientes e funcionários com tamanho desrespeito”, enfatiza André. 

A lei estadual 10.993/2001 estabelece que o tempo máximo de espera para atendimento bancário presencial não deve ultrapassar 15 minutos. Na véspera ou no dia seguinte a feriados prolongados, esse limite sobe para 25 minutos. Já em dias de pagamento de funcionários públicos, o tempo máximo é de 30 minutos. 

“O Sindicato cobra do Santander a urgente contratação de mais bancários para a agência e a abertura de mais caixas para atendimento, reduzindo assim a sobrecarga de trabalho e a espera dos clientes”, conclui o dirigente do Sindicato. 

Denuncie 

Caso o bancário esteja enfrentando problemas com sobrecarga de trabalho e falta de funcionários no seu local de trabalho, ele deve denunciar ao Sindicato por meio dos dirigentes, Central de Atendimento (spbancarios.zendesk.com) ou WhatsApp (11 97593-7749). O sigilo é garantido.

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