Pular para o conteúdo principal
Chapéu
'Isso é muito Itaú'

Itaú promove acúmulo de funções e sobrecarga de trabalho nas agências digitais

Imagem Destaque
Tela de computador mostra homem sobrecarrecagado com diversas funções

Bancários do Itaú lotados nas agências digitais vêm relatando ao Sindicato que estão se sentindo esgotados com o aumento e o excesso de metas. A pressão abusiva para o cumprimento de resultados – e o assédio moral decorrente – ocorrem tanto no segmento Personnalité como no Uniclass.

Como se não bastasse, o banco está implantando em algumas agências Personnalité um modelo no Atendimento, chamado “Smart”, ainda na fase de projeto piloto.

O Smart fez com que o número dos clientes dobrasse em cada carteira dos gerentes, causando afastamento por adoecimento mental e pedidos de demissão por aumento de pressão.

As carteiras passaram de 700 a 800 clientes para 1.500 e, além disso, os gerentes ganharam uma nova atribuição como tutores. Por exemplo, tutor de assistentes, tutor de satisfação. E outros foram encarregados a se tornar backup de gerente geral, gerando acúmulo de funções.

“O banco modificou os cargos, acabando com os líberos, sendo que alguns mudaram a função e outros ainda estão aguardando uma realocação, gerando um clima de apreensão e medo de demissão”, relata Valeska Pincovai, dirigente sindical e bancária do Itaú.

Adoecimento e medo de demissão

O Itaú também está criando uma carteira Master no segmento Personnalité para migração dos antigos líberos, e quem não tiver uma boa performance será demitido.

“As pessoas trabalham com muito medo e pressão nos locais de trabalho. É vergonhoso um banco que lucra bilhões deixar de contratar funcionários em número suficiente para os locais de trabalho”, afirma Valeska.

O Sindicato tem recebido denúncias de trabalhadores que estão adoecendo e com medo de serem demitidos. Relatam também que as metas estão cada vez maiores, e o excesso de trabalho é constante.

Funcionários têm que atender clientes por telefone, chat, e-mail, SMS e WhatsApp, e isto ocorre em todas Agências Digitais, mesmo as que não fazem parte deste projeto piloto.

Sobrecarga em um banco que lucra bilhões

Em junho de 2017, o Itaú tinha 847 clientes para cada empregado. Em junho de 2021, essa relação subiu para 1.001 clientes para cada empregado, o que reforça a sobrecarga de trabalho no banco que lucrou R$ 18,5 bilhões só em 2020.

“O Itaú se vende como um banco tecnológico, do futuro, e diz na imprensa que está mudando, passando por uma transformação cultural, mas infelizmente a realidade de quem trabalha nele é totalmente diferente. Os funcionários não são valorizados, sofrem com assédio moral nos locais de trabalho, e a gestão é arcaica no que diz respeito às relações de trabalho”, afirma Valeska.

“Cobramos do Itaú que respeite seus trabalhadores, promova contratações a fim de diminuir as metas, a sobrecarga de trabalho e os adoecimentos decorrentes, bem como o desemprego que afeta 14 milhões de brasileiros, e aja de acordo com o que propaga em suas publicidades, promovendo uma transformação cultural nas suas relações de trabalho que priorize a consideração, a valorização e a saúde dos seus empregados.”

Valeska Pincovai, dirigente sindical e bancária do Itaú
seja socio