O Sindicato realizou nesta terça-feira, 29 de outubro, a primeira atividade da campanha Itaú 100 Bancos Diferentes, que ocorre nacionalmente em contraposição ao marketing do centenário do banco, evidenciando as condições de trabalho enfrentadas pelos bancários da instituição, que enfrentam diariamente metas abusivas, assédio moral, demissões e adoecimento.
A atividade desta terça ocorreu em uma agência localizada no bairro do Tatuapé, onde dirigentes do Sindicato denunciaram as precárias condições de trabalho no Itaú, dialogaram com os bancários do local e distribuíram o jornal Itaunido.
“O centenário do Itaú está sendo celebrado pelo banco com investimentos milionários em marketing, com grandes personalidades nacionais e internacionais, destacando o slogan Feito de futuro, convidando clientes e funcionários para construir os próximos 100 anos. Entretanto, sabemos que a realidade das relações de trabalho no Itaú é muito distante da apresentada na publicidade. Bancários convivem todos os dias com metas abusivas, terceirizações, assédio moral, medo das demissões, situações que levam ao adoecimento dos trabalhadores, especialmente por questões relacionadas com a saúde mental”
Edegar Faria, dirigente do Sindicato e bancário do Itaú
No Sindicato, 60% dos atendimentos relacionados com a saúde dos trabalhadores são de bancários do Itaú. Somente nos últimos 12 meses, o Itaú fechou 175 agências e terceirizou mais de 3 mil trabalhadores.
“Estamos lançando esta campanha para denunciar para toda a sociedade as condições de trabalho no Itaú, que variam de acordo com a área, a verdadeira epidemia de adoecimento mental entre os funcionários do banco, e cobrar soluções. Queremos saber do Itaú se os próximos 100 anos também serão feitos com assédio moral, metas abusiva, demissões e adoecimento”, questiona Edegar.
Lançamento da versão do Sindicato para a publicidade do Itaú
Nesta quinta-feira 31, às 18h, o Sindicato lançará a sua versão para a publicidade de 100 anos do Itaú, mostrando como seria o vídeo caso retratasse a rotina enfrentada pelos funcionários que constroem os resultados do banco todos os dias. Fique de olho nas nossas redes sociais e assista ao vídeo.
“Esta será uma grande campanha, com várias fases e materiais. É preciso revelar para a sociedade a realidade por trás do marketing do Itaú. Os bancários não aguentam mais”, conclui Edegar.