Pular para o conteúdo principal
Chapéu
30 de outubro às 19h

CineB celebra consciência negra transformando Quadra dos Bancários em cinema

Imagem Destaque
CineB celebra consciência negra transformando Quadra dos Bancários em cinema

No dia 30 de outubro, às 19h, a Quadra dos Bancários de São Paulo (Rua Tabatinguera, 192, Centro) se transforma em um grande cinema para receber o público em uma sessão especial e gratuita do CineB, com a exibição do filme “Malês”, dirigido por Antônio Pitanga.

O espaço, símbolo histórico das lutas do movimento sindical e popular, abrirá suas portas para celebrar o cinema brasileiro e promover um momento de reflexão sobre a história e a identidade do povo negro.

A sessão contará com a presença de cerca de 200 alunos e professores das escolas públicas CIEJA Paulo Emílio Vanzolini e EMEF Duque de Caxias, localizadas na região central da capital. O evento é aberto também para bancárias, bancários e o público em geral, que podem garantir ingresso gratuito enviando o nome completo para [email protected]

Um filme sobre resistência e liberdade

“Malês” retrata a Revolta dos Malês, a maior insurreição de escravizados muçulmanos da história do Brasil, ocorrida em Salvador, em 1835. A trama acompanha um casal africano separado pela escravidão, que luta para sobreviver e se reencontrar em meio à brutalidade do sistema colonial. A obra é uma poderosa narrativa sobre resistência, fé e liberdade, convidando o público a refletir sobre as raízes da luta negra e a herança africana na formação do Brasil contemporâneo.

Cultura e consciência

Para o coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos, a escolha do filme dialoga diretamente com o calendário e com a missão do CineB. “Realizamos esta sessão especial na véspera do mês da Consciência Negra porque o tema de ‘Malês’ está profundamente ligado à luta e à resistência do povo negro no Brasil. É uma forma de antecipar esse debate e reafirmar a importância da memória e da cultura afro-brasileira.”

Sobre o CineB

Há 18 anos, o CineB leva cinema brasileiro gratuito a comunidades, escolas e entidades de São Paulo e Osasco, promovendo debates e encontros sobre cultura e sociedade. A iniciativa é uma realização da Brazucah Produções, com apoio do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, reafirmando o compromisso da entidade com a valorização da cultura nacional, o pensamento crítico e a memória coletiva.

Serviço

  • Data: Quinta-feira, 30 de outubro
  • Horário: A partir das 19h
  • Local: Quadra dos Bancários – Rua Tabatinguera, 192, Centro de São Paulo
  • Entrada gratuita - inscrições: [email protected]
  • Na entrada, o público recebe pipoca padronizada do projeto.
  • Após a sessão, haverá debate e sorteios de brindes.
  • Classificação indicativa: 16 anos
seja socio