Pular para o conteúdo principal

Bancários brasileiros debatem organização mundial

Linha fina
Reunião do Comitê Executivo da UNI Global Union faz uma reflexão sobre prioridades dos trabalhadores rumo ao desenvolvimento sustentável
Imagem Destaque
São Paulo – Se as empresas estão globalizadas e organizadas mundialmente, a mobilização dos trabalhadores também tem de ser mundial. É com esse princípio que o Sindicato participa dos debates da 18ª reunião do Comitê Executivo Mundial da UNI Global Union, nos dias 11 e 12 de novembro, na sede da UNI, na cidade de Nyon, na Suíça.

A diretora executiva do Sindicato e presidenta da UNI Finanças, Rita Berlofa, faz parte da comitiva brasileira que reúne, ainda, a diretora executiva Neiva Ribeiro, o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, o secretário de Relações Internacionais, Mario Raia.

A UNI Global Union é o sindicato global do setor de serviços que representa entidades de diversas categorias profissionais em 140 países. A agenda política de 2015 faz uma reflexão sobre as prioridades das instituições globais do planeta, com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

No primeiro dia de trabalho, após a abertura conduzida pela presidenta da UNI Global Union, Ann Selin, foi feita uma avaliação do Congresso Mundial passado realizado em dezembro de 2014, na África do Sul, e as perspectivas para o próximo, que será realizado em Liverpool, na Inglaterra, em junho de 2018.

A força da sindicalização – O debate sobre as ações para o triênio 2015/2018 lembrou as resoluções firmadas durante o Congresso na África do Sul, focadas em três áreas. A primeira e principal, Rompendo Barreiras, aborda o plano estratégico adotado em Nagasaki, em 2010, com a criação de um Fundo de Organização que tem por objetivo aumentar a quantidade de sindicatos filiados, a criação de alianças sindicais e a negociação de acordos marco, com o ABN Amro, por exemplo. Foi destacada, ainda, a campanha da UNI Mulheres contra a violência doméstica.

A nova presidenta da UNI Finanças, Rita Berlofa, abordou a importância da atuação global junto ao setor, na defesa dos direitos dos trabalhadores e de toda a sociedade. “Cobramos uma regulação que seja eficiente o suficiente para evitar crises futuras e que dê robustez ao setor para solucionar possíveis problemas que venham a ser criados por gestores. Também discutimos a promoção da diversidade no setor financeiro com cooperativas, bancos regionais, bancos de autogestão com participação social, bancos de crédito e caixas econômicas.”

E fez um resumo das principais ações desempenhadas pela UNI Finanças desde o congresso de Nagasaki, no sentido de ampliar a representação dos bancários em todo o mundo. “Nas Américas, principalmente em El Salvador, temos discutido a sindicalização no Bancolombia e no Banco Agrícola. Criamos uma nova federação no Peru. E estamos fazendo esse trabalho para conseguir um sindicato junto aos trabalhadores americanos, em cooperação com a CWA (Communications Workers of Americas), com o SEIU de Minneapolis, La Bancaria da Argentina, Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Contraf/CUT Brasil.”

O trabalho de sindicalização no norte da África e no Meio-Oriente também foi ressaltado. “Conseguimos criar uma aliança sindical no BNP Paribas, no Société Générale e em dezembro agora, em Paris, criaremos a aliança mundial do Crédit Agricole. Nos demais países africanos temos feito um trabalho muito forte no Barclays, notadamente em Gana, Zimbabwe, Tanzania, Botswana e Uganda. Na África do Sul, no Barclays, já criamos a aliança global e estamos iniciando o trabalho em outros bancos, com apoio dos colegas africanos”, explicou Rita.

A ação chega, ainda, aos bancos do Nepal. “Os colegas nepaleses já conseguiram a organização de 11 multinacionais, fortaleceram uma federação e temos contado com a ajuda deles para organizar os bancários de Bangladesh”, relatou a dirigente.

Outras áreas – O Programa Político Mundial da UNI Global Union foi outra área debatida no primeiro dia da reunião em Nyon. O ano de 2015 é visto como ponto de inflexão, com ações prioritárias para o planeta e as instituições globais diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados em setembro de 2015 e a Conferência sobre o Clima que será em dezembro.

A ação política mundial do sindicato global deverá ser centrada na luta contra a desigualdade, nas cadeias de fornecimento mundiais, no comércio, nas empresas e nos direitos humanos diante no novo pensamento econômico para encarar a austeridade, em busca da paz.

A terceira área sobre a qual os representantes de trabalhadores de todo o mundo debaterão é o Futuro do Trabalho. Aqui, a ênfase estará na resposta sindical à revolução digital tanto em escala global como local.

HSBC – O presidente da Contraf/CUT, Roberto von der Osten, fez uma intervenção para sugeri à UNI que interpele o governo britânico sobre o HSBC. “No Brasil, denunciamos que 21 mil famílias estão inseguras e que o HSBC recebeu um banco saneado, agiu e lucrou por 18 anos. Por decisão burocrática, em sua estratégia global, resolveram abandonar o país”, criticou o dirigente, reforçando para representantes de trabalhadores de todo o mundo que os bancários não podem ser prejudicados pela decisão da instituição financeira.


Redação – 11/11/2015
seja socio