Pular para o conteúdo principal

RdB aborda reação contra fechamento de escolas

Linha fina
Edição de novembro traz ainda reportagens e análises sobre política nacional e internacional, os 60 anos do Dieese e as origens do racismo do Brasil
Imagem Destaque
São Paulo – O fechamento de 94 escolas da rede estadual de ensino, chamado pelo governador paulista Geraldo Alckmin de “reorganização”, está afetando a vida de milhares de pessoas, entre elas estudantes, pais, professores e funcionários. A intenção do governo tucano de fechar unidades e a forte reação contrária da sociedade são os temas abordados na capa da edição de novembro da Revista do Brasil.

O presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, que também é professor de geografia e de sociologia na rede estadual, afirmou à Rede Brasil Atual que o plano do governo irá aumentar o tempo de deslocamento do estudante até a escola e, em médio prazo, a evasão escolar.

“A medida de Alckmin vai aumentar em médio prazo a evasão escolar. Ao ter de se deslocar para estudar em outros bairros ou mesmo municípios, como deverá acontecer principalmente nas cidades pequenas do interior, muitos estudantes vão acabar deixando a escola”, afirmou o dirigente sindical, em entrevista.

Outros temas – A edição de novembro da RdB aborda ainda o apoio dos movimentos sociais para a presidenta Dilma Rousseff enfrentar o golpismo. Por outro lado, analisa a crescente movimentação por mudanças na economia e pela retomada do crescimento. Mauro Santayana, Lalo Leal, Emir Sader e Marcio Pochmann analisam o cenário nacional e mundial.

Os 60 anos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), instituto de pesquisas criado pelo movimento sindical que produz informação e conhecimento para toda a sociedade, também está na pauta da publicação.

As origens do racismo no Brasil, histórias da comunidade quilombola Kalunga, e uma entrevista com o rapper Rodrigo Ogi completam esta edição imperdível da RdB.

Acesso – Para que sindicalizados recebam em casa a Revista do Brasil, juntamente com a Folha Bancária em Casa, basta se cadastrar aqui. A RdB também pode ser lida pelo www.redebrasilatual.com.br/revistas


Redação - 11/11/2015
seja socio