Pular para o conteúdo principal

Ho Ho Ho?! No Santander, o presente de Natal é a demissão

Linha fina
Somente na segunda-feira 18, ao menos oito bancários da Diretoria de Riscos, da Torre, iniciaram a semana sendo demitidos pelo banco sem qualquer justificativa; situação nas agências não é diferente
Imagem Destaque
Charge: Marcio Baraldi

A gestão da direção do Santander não tem qualquer pudor em expor a sua face mais dura e injusta. Com o fim do ano se aproximando, o banco espanhol não se constrange em acabar com os planos dos seus trabalhadores ao demiti-los de forma arbitrária, sem qualquer justificativa, mesmo que estejam performando. Somente nesta segunda-feira 18, oito trabalhadores da Diretoria de Riscos, alocada na Torre Santander, foram demitidos pelo banco sem qualquer justificativa.

> Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“A injustiça dessa gestão da direção do Santander ultrapassa qualquer limite do absurdo. Não tem cabimento que um banco com lucro de R$ 10,8 bilhões até setembro, resultado 20,4% maior em relação ao mesmo período do ano passado, demita sem qualquer justificativa trabalhadores de forma recorrente, em agências e departamentos, alegando apenas que são cortes. São pais e mães que dificilmente conseguirão ter um final de ano feliz com suas famílias. Porém, para o banco são apenas números. São descartáveis”, indigna-se a dirigente do Sindicato e bancária do Santander, Lucimara Malaquias.

> A cruel gestão do Santander

A dirigente diz ainda que os demitidos estavam performando. “São bancários nos quadrantes A e B de produtividade. Um dos demitidos inclusive venceu todas as campanhas propostas pelo banco no ano. Mais uma vez é comprovado que a lógica meritocrática que o banco impões aos trabalhadores não se sustenta. Mesmo performando, apresentando ótimos resultados, bancários são demitidos”, enfatiza Lucimara.

Somente com o que arrecada com tarifas, receita secundária, o Santander cobre em 199% as suas despesas com pessoal, incluindo a PLR. O Brasil segue liderando o resultado global do banco, com 29% de todo o lucro no mundo.

> Santander, precisamos falar sobre meritocracia

Falta de respeito 

Nem mesmo em um momento delicado como uma demissão, o Santander demonstra o mínimo respeito para com os trabalhadores. É o que revela o depoimento de um dos bancários demitidos da Diretoria de Riscos.

“Meu chefe não conseguiu nem justificar a demissão. A superintendência saiu de férias e deixou a bomba com um gerente e um analista, de outra equipe, para me demitir. Fiquei envergonhado por estar diante de uma pessoa que não era da minha equipe. Não consegui falar nada. Só perguntei onde assinava. O banco tem falado tanto de respeito, diversidade, de copinho de água, e lá dentro não existe respeito com o funcionário. A gente é tratado como número”, indigna-se o bancário demitido.

“Estou em processo de crises de ansiedade, de depressão. Tive de ouvir que não era para esquecer de entregar o crachá. A impressão que dava é que eu tinha de sair dali logo para não causar pânico no departamento”, acrescenta.

O bancário revela ainda que, após ser demitido junto com outros colegas, ficou sabendo que seu chefe reuniu a equipe no intuito de encerrar o assunto. “Depois que tudo aconteceu, o meu chefe chamou a equipe e falou que não queria nem mais um piu sobre o assunto. Disse que tinham mais era que produzir para garantir o deles. Ou seja, produzir para não ser o próximo. Algo que acontece em toda a demissão.”

Procure o Sindicato

Os bancários demitidos devem procurar o quanto antes o Sindicato através da Central de Atendimento ou WhatsApp (11 97593-7749).

“O Sindicato, na sua missão de apoiar o trabalhador bancário, irá verificar se cabe ação de reintegração na Justiça. Além disso, será verificado o correto pagamento dos direitos destes bancários, o que ficou ainda mais importante após a reforma trabalhista, que retirou a obrigatoriedade da realização das homologações nos sindicatos”, diz Lucimara.

> Santander é condenado em R$ 274 milhões por metas abusivas e adoecimento mental dos trabalhadores

Agências

A gestão do Santander nas agências não é diferente da dos departamentos. Sobram demissões injustificadas, metas abusivas, sobrecarga e adoecimento.

“A gestão da direção do Santander não diferencia agências e departamentos. A situação é a mesma em todo o banco”, denunica Lucimara. “Demissões injustificadas, sobrecarga de trabalho absurda para os bancários que permanecem, metas abusivas e, claro, adoecimento cada vez maior dos trabalhadores. O Santander inclusive encontrou na falta de CPA-10 uma justificativa para demissões, mesmo que o trabalhador esteja performando. Bancários foram demitidos na mesma semana em que obtiveram a certificação e, mesmo assim, o banco não teve a iniciativa de rever as demissões”, acrescenta a dirigente.

> Santander indenizará gestante chamada de burra por gerente por ter engravidado

“O Santander, enquanto concessão pública, deveria oferecer retorno à sociedade na forma de um bom atendimento e também gerando empregos. Porém, o banco, que lucra mais no Brasil do que em qualquer outro lugar do mundo, insiste em demitir arbitrariamente trabalhadores, sobrecarregando os que ficam, precarizando o atendimento e colaborando para o aumento da já elevada taxa de desemprego no país. Infelizmente, é isso que o Santander tem a nossa oferecer”, conclui a dirigente do Sindicato.

seja socio