Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Internacional

Papel dos bancos centrais e bancos públicos no desenvolvimento é tema de Congresso na Colômbia

Vídeo Youtube

Foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro, em Bogotá, na Colômbia, I Congresso Nacional e Internacional de Banco Central, Sistema Financeiro e Desenvolvimento Econômico. O evento, que reuniu dirigentes sindicais e especialistas do setor financeiro, foi organizado pela Uni Global Union. sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo mundo, ao qual o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região é filiado.

O Sindicato esteve representado no evento por Luiza Hansen, dirigente sindical e bancária da Caixa; e Antônio Netto, dirigente sindical e bancário do Banco do Brasil.

Assista ao video acima e confira os relatos de Luiza Hansen e Antônio Netto sobre o I Congresso Nacional e Internacional de Banco Central, Sistema Financeiro e Desenvolvimento Econômico.

As pautas do Congresso foram dividas nos seguintes painéis de discussão:

  • Evolução dos Bancos Centrais e Sistemas Financeiros Nacionais e Internacionais
  • Bancos Centrais e Sistema Financeiro: os Modelos em Disputa
  • Estratégias diante das crises: políticas, financeiras e econômicas
  • Banco Público com Perspectivas de Gênero
  • Sistematização das Propostas Realizadas
Delegação brasileira no I Congresso Nacional e Internacional de Banco Central, Sistema Financeiro e Desenvolvimento Econômico (Foto: Seeb-SP)

"Foram abordados muitos assuntos interessantes. Muitos relacionados ao que estamos vivendo no Brasil como a questão da independência, da autonomia, do Banco Central e a relação entre aumento da taxa de juros e redução da inflação. O movimento sindical está aqui se colocando firmemente na defesa da tese de que não é o aumento da taxa de juros que vai trazer desenvolvimento, mas sim o investimento público, combatendo a desigualdade social, gerando empregos e respeitanto os trabalhadores das empresas públicas", enfatizou Antônio Netto.

"Esses debates permitem que o Sindicato, aqui presente, possa enriquecer o debate não só com a categoria bancária, como também com o desenvolvimento de um país mais justo e humano", avalia Luiza Hansen.

seja socio