Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pedido de vistas

Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada

Imagem Destaque
Imagem de bloquinhos sobrepostos com símbolo de porcentagem e setas em cima

A votação sobre a adequação da meta atuarial da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) - fundo de pensão dos empregados da Caixa -, que estava prevista para esta quinta-feira (21), foi adiada após um dos conselheiros deliberativos pedir vistas do processo. O conselheiro argumentou não estar plenamente convencido dos benefícios da medida para os planos da Fundação e solicitou mais esclarecimentos técnicos.

A proposta de adequação da meta atuarial de 4,5% para 4,85% é embasada em estudos técnicos realizados pela Diretoria de Benefícios (Diben) e validados por uma consultoria atuarial independente. Os estudos apontam que a mudança não compromete o nível de risco dos planos e contribui para reduzir o déficit não equacionado, além de garantir maior estabilidade no longo prazo.

A necessidade de um estudo detalhado para uma revisão da meta atuarial é uma defesa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) desde a alteração de 2017, quando a diretoria da Fundação reduziu significativamente a meta, causando um custo de R$ 6,5 bilhões aos participantes do plano REG/Replan Saldado. (Leia aqui). O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e outras entidades do movimento sindical também defendem a revisão da meta atuarial.

A Fenae continua acompanhando os desdobramentos da reunião e informará sobre as atualizações.

seja socio