São Paulo – Cobre a cabeça, descobre os pés. A figura de linguagem serve muito bem para ilustrar a situação que os empregados estão passando nas agências da Caixa Federal em função da falta de trabalhadores. O assunto foi um dos principais temas abordados por cerca de sessenta delegados sindicais que participaram de reunião no Sindicato na terça-feira 13.
Segundo o dirigente sindical Dionísio Siqueira, a forma atribulada como foi reimplantado o Retpv piorou as condições de trabalho nas unidades da Caixa, que já eram precárias. “As tarefas executadas por cinco ou seis empregados agora são feitas por um ou dois trabalhadores. O resultado é que tem muita gente deixando de ir ao médico e até marcando o ponto para prosseguir trabalhando para dar conta do serviço. Isso é um absurdo que tem de ser corrigido”, destaca.
Para Dionísio é fundamental que os empregados enviem mensagens de protesto à Ouvidoria do banco e participem do Dia do Preto, nesta quarta 14, usando uma peça desta cor no vestuário.
Além das condições do trabalho, na reunião foram dados informes sobre o andamento das ações do REG/Replan e de insalubridade dos avaliadores de penhor. Os delegados também fizeram, de um modo geral, uma avaliação positiva dos resultados da Campanha Nacional Unificada 2011.
Jair Rosa - 14/12/2011
Linha fina
Empregados discutiram, em reunião, condições de trabalho e problemas no setor de retaguarda
Imagem Destaque