São Paulo – Faltam poucos dias para a edição 2011 da tradicional corrida do “São Pilantra”, evento em que os principais “vilões” do ano são lembrados durante um ato lúdico, promovido pelo Sindicato desde 1998, parodiando a São Silvestre. A corrida acontece na última semana do ano e o que não faltam são candidatos para essa lista.
Como sempre, os bancos correm como favoritos, mas há políticos com boas chances de vitória, como o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab e o deputado Sandro Mabel, autor do projeto que precariza o trabalho e amplia a terceirização. Correm ainda no mesmo páreo o cartola Ricardo Teixeira, o executivo da Chevron (empresa responsável pelo vazamento de óleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro) George Buck.
Há ainda o PIG – Partido da Imprensa Golpista, o Metrô de São Paulo e os ônibus urbanos, pelos quesitos super lotação, atraso e alto valor das passagens. O leão do imposto de renda, o interdito proibitório, a insegurança pública, Contax (empresa de terceirização) e a Zara, por conta do trabalho escravo flagrado em sua rede de produção. Enfim, vale indicar qualquer um que tenha usado seu poder este ano para prejudicar o trabalhador e a população.
Para indicar seu favorito basta clicar aqui para enviar mensagem ao Sindicato colocando “São Pilantra 2011” no espaço destinado ao assunto.
“Premiados” – O protesto organizado pelo Sindicato já está na sua 14ª edição. Em 2010 o laureado foi o “Papai Noel dos Deputados” que presenteou os parlamentares federais e estaduais com aumento de 62%. Em 2009, o “Perfeito Taxab” ficou com o primeiro lugar. Em 2008, foram três grandes premiados: o governador José Serra, por vender a Nossa Caixa; o prefeito “Nunkassabe”, pelo veto à lei que obrigava as portas de segurança nas agências, e a presidenta da Caixa, Maria “Ferranda”, por descontar os dias parados na greve daquele ano.
O primeiro título, de 1998, coube ao banco Mercantil, por não pagar a PLR devida. Depois o Unibanco esbanjou “talento” para garantir três “conquistas” (1999, 2000 e 2002), sendo que em 2000 dividiu o título com o juiz Lalau. Em 2001 o vencedor foi Paulinho, presidente da Força Sindical, por atuar a favor da flexibilização dos direitos dos trabalhadores. Em 2003, o Banco Real (hoje Santander), que demitira 190 pessoas às vésperas do Natal. Em 2004 foi Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos, por prejudicar mais de 800 funcionários. Já em 2006 o prêmio foi dividido entre os ex-governadores Cláudio Lembo e Geraldo Alckmin, pela péssima administração da Nossa Caixa. O vereador Dalton Silvano (PSDB) foi o vencedor em duas competições, 2005 e 2007, pelo mesmo motivo: querer retirar as portas de segurança das agências.
Para curtir todos os detalhes dessa emocionante e divertida disputa basta participar da eleição desse ano e acompanhar as novidades via site do Sindicato ou pela Folha Bancária.
Marcelo Santos - 05/12/2011
Linha fina
Aberta temporada de palpites para que trabalhadores elejam vilão deste ano que será ‘homenageado’ em corrida-sátira à São Silvestre
Imagem Destaque