Pular para o conteúdo principal

Dia do Vermelho denuncia discriminação no BB

Linha fina
Funcionários egressos de bancos incorporados exigem direito de participar da Cassi e da Previ
Imagem Destaque

São Paulo – As pessoas que transitaram pelas ruas São Bento e 15 de Novembro, no centro velho, e pela Rua Marambaia, na zona norte da capital, depararam-se com enormes faixas vermelhas revestindo três das principais concentrações do Banco do Brasil.

> Fotos: imagens das manifestações no Centro e Marambaia

Os enormes adereços serviram para marcar o Dia do Vermelho, na sexta 7,  organizado pelo Sindicato para pressionar a direção da empresa a incluir os funcionários egressos de bancos incorporados na caixa de assistência (Cassi) e na caixa de previdência (Previ).

Durante as manifestações, os dirigentes sindicais dialogaram com os trabalhadores e distribuíram informativo no qual é denunciada a discriminação do banco aos funcionários. “É inadmissível que empregados de uma mesma empresa sejam tratados de forma tão desigual. Todos devem ter direito a assistência à saúde e ao fundo de pensão”, afirmou o diretor do Sindicato Paulo Rangel durante ato em frente ao prédio do banco na 15 de Novembro.     

Ministério Público – Os protestos ocorreram na mesma data em que foi realizada audiência no Ministério Público de Brasília para discutir ação civil pública que determina ao Banco do Brasil que dê aos trabalhadores oriundos da Nossa Caixa, do Banco do Estado do Piauí (BEP) e do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) o direito de participarem da Cassi e da Previ.

Segundo o dirigente sindical Irinaldo Barros, que participou da audiência, foi indeferida a participação de qualquer entidade como testemunha no julgamento. “Isso não nos impede de fornecer todas as informações necessárias ao Ministério Público para que os funcionários saiam vitoriosos nessa ação.”

A formalização do processo pelo Ministério Público deve estar concluída até 22 de abril do próximo ano e depois irá a julgamento.

Histórico – A denúncia ao MP foi realizada após a Procuradoria Regional do Trabalho de São Paulo ter verificado que os bancários incorporados da Nossa Caixa sofrem discriminação no ambiente de trabalho em relação ao acesso ao plano de saúde (Cassi) e ao fundo de pensão (Previ).

Reunião – Para debater Cassi e Previ para todos, o Sindicato realiza reunião com os funcionários do Banco do Brasil na segunda 10, a partir das 19h, no Auditório Amarelo, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro).


Jair Rosa - 7/12/2012

seja socio