São Paulo - O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) com a Medalha Tiradentes - maior honraria concedida pelo parlamento fluminense - nesta quinta-feira 12. A solenidade será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho a partir das 18h30.
A proposta, aprovada pelo plenário da Casa, foi do deputado estadual Gilberto Palmares (PT-RJ), que foi dirigente cutista e ainda integra a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel-Rio).
Paulistano de Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Vagner tem fortes ligações com os dirigentes, militantes cutistas e petistas e os parlamentares do Rio. Esses laços começaram quando Vagner iniciou sua militância sindical, em 1991, no Sindicato dos Bancários de São Paulo e se fortaleceram em 2003, quando ele assumiu a presidência da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT).
Ele também gosta de carnaval, samba, praia e de uma boa conversa, um bom debate sobre política, economia ou futebol, como dizem os amigos cariocas.
A estratégia política e o espírito combativo de Vagner, marcas da sua atuação no movimento sindical brasileiro, são qualidade ressaltadas por companheiros de todo o Brasil, como o deputado Ricardo Berzoini.
“Paulista com espírito carioca”, diz Fernanda Carísio, ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e ex-presidente da CNB a quem Vagner sucedeu.
O atual presidente, Almir Aguiar, concorda inteiramente com Fernanda: “Vagner gosta do Rio, de samba e de futebol”.
Para Vagner, essa homenagem é uma grande honra, mas não é só para ele, e, sim, para todos os dirigentes e militantes da CUT que fazem o movimento sindical brasileiro combativo e de luta.
CUT Nacional – 12/12/13
Linha fina
Assembleia legislativa entregará a Vagner Freitas a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pelo parlamento fluminense, por sua atuação sindical combativa
Imagem Destaque