São Paulo – O financiamento de projetos culturais com doações de apoiadores é crescente, em tempos de internet. Shows, blogs, livros e até investigações jornalísticas são exemplos de produções cujos custos são, cada vez mais, compartilhados em rede. A velha conhecida “vaquinha” tem hoje sua versão virtual em plataformas como Catarse, Benfeitoria, Ativa Aí! e Queremos!
Esse modo colaborativo de viabilizar uma ideia, chamado crowdfunding, é tratado na matéria de capa da Revista do Brasil, na edição de dezembro de 2013. A revista mostra resultados que apontam para a superação do modelo em que apenas grandes corporações podem escolher quais projetos se tornarão realidade. O poder de escolha de várias pessoas fomenta novos projetos e contribui para a democratização da produção.
A Revista do Brasil traz ainda reportagem sobre doenças que acompanham a evolução tecnológica no mundo do trabalho. A especulação que empurra os pobres para a periferia também está na pauta. A revista discute a reforma política que tiraria do poder os financiadores de campanhas eleitorais, a vida dos imigrantes que se arriscam a buscar oportunidades nos Estados Unidos, e por que, até para juristas, Joaquim Barbosa põe em risco a democracia.
> Clique aqui para ver as edições da Revista do Brasil
Sindicalizado – Quem é associado ao Sindicato recebe gratuitamente, todo mês, a Revista do Brasil em casa. Além de poder se informar sobre assuntos do Brasil e do mundo, o associado recebe um resumo das lutas da categoria, a FB em Casa, e um Guia com alguns dos mais de 1.200 convênios com desconto para sócios. Não fique só, fique sócio!
Redação – 11/12/13
Linha fina
Publicação discute financiamento coletivo e democratização da produção
Imagem Destaque