Pular para o conteúdo principal

Funcionários do BB realizam plenárias na quarta

Linha fina
Na pauta, a reestruturação que está fechando agências e departamentos; banco segue intransigente nas negociações e momento é de resistência; todos estão convidados
Imagem Destaque
Redação, Spbancarios, com informações de Kelly Oliveira, da Agência Brasil
12/12/2016


São Paulo – O Sindicato está convocando os funcionários do Banco do Brasil de São Paulo, Osasco e região para participar das plenárias que terão como tema único a reestruturação em diversos setores da instituição e os ataques ao caráter público da empresa. As reuniões serão nesta quarta-feira 14, a partir das 19h, na sede e em todas as regionais do Sindicato (clique aqui).

“Na última negociação, no dia 8, os representantes do banco mantiveram a postura de não se posicionarem sobre as reivindicações dos trabalhadores atingidos pela reestruturação. Como o pagamento de Verba de Caráter Pessoal (VCP) a esses funcionários, inclusive para os caixas, enquanto não tiverem suas situações resolvidas. Por isso é importante que todos venham para as plenárias, mesmo que seu setor não tenha sido atingido, pois, com certeza, o saco de maldades do banco não vai parar por aí”, destaca a diretora do Sindicato Adriana Ferreira.

Na negociação do dia 8, os representantes do BB também não se posicionaram sobre a reivindicação da comissão de empresa dos funcionários para que seja adotado um programa TAO (Talentos e Oportunidades) especial, que considere apenas a pontuação do bancário para preencher vagas.    

Por sua vez, o negociador do BB afirmou que nenhum escriturário será removido para outra praça compulsoriamente e que os excedentes ficarão nos seus locais de origem.

> Reunião com Banco do Brasil tem poucos avanços 

PEAI - A direção do BB informou na segunda 12 que 9.409 funcionários aderiram ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI). A adesão estava aberta até a sexta 9, com potencial de adesão de 18 mil trabalhadores. As despesas com pagamento de incentivos em 2016 será de R$ 1,4 bilhão.

Por meio do plano, O BB concedeu incentivo de desligamento correspondente ao valor de 12 salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de um a três salários, a depender do tempo de banco (entre 15 e 30 anos completos). Para aderir era preciso já estar aposentado pela Previdência Social ou ter 50 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de trabalho no banco.
seja socio