Pular para o conteúdo principal

Arrogância e autoritarismo nunca antes vistos na Cabesp

Linha fina
Direção da Caixa Beneficente encerra processo eleitoral da mesma forma que começou: sem democracia
Imagem Destaque

A direção da Cabesp encerrou o processo eleitoral da mesma forma como começou. De forma nada democrática, os representantes do Santander rasgaram o estatuto da Caixa Beneficente, perderam a compostura e usurparam as atribuições da Comissão Eleitoral também no dia da apuração das eleições, ocorrida na segunda-feira, 2 de dezembro.

Relembre:
É arbitrária impugnação do nome de Wagner Cabanal
Eleição sub judice: liminar suspende votação para diretoria administrativa

Como se não bastasse a arbitrária exclusão do processo eleitoral do candidato Wagner Cabanal, homologado regularmente pela Comissão Eleitoral para disputar o cargo de Diretor Administrativo, e que gerou até a concessão judicial de Tutela de Urgência suspendendo os efeitos da votação para o referido cargo. Desta vez, novamente de forma truculenta e autoritária, a presidente da Cabesp exigiu a retirada da sala, no dia da apuração, do presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, que representava o candidato Mauricio Danno.

“Exaltou-se, foi mal educada, de forma nunca vista antes numa eleição”, comenta Camilo Fernandes. “Não tenho palavras pra dizer como nos sentimos naquele momento. Não apenas eu, mas todos ficaram estarrecidos porque a apuração é o momento mais democrático. É a hora que todos terão o conhecimento da escolha da maioria”, acrescenta.

Importante registrar que nunca antes na história da Cabesp foi vista tal truculência e autoritarismo, destoando por completo de seus antecessores na presidência da Caixa Beneficente, quando os embates existiam, mas com devido respeito que deve nutrir a relação entre pessoas maduras, adultas e responsáveis.

As entidades repudiam a atitude da presidente, que demonstra não ter a menor empatia para a função que exerce, principalmente tratando-se de uma Associação cujo contrato reza direitos e obrigações equânimes entre as partes (Banco e Associados).

Atropelos na Comissão Eleitoral

Os primeiros sinais de autoritarismo ocorreram ainda no início do processo, quando apresentou o modelo das eleições aos integrantes da Comissão Eleitoral sem consultá-los.

A impugnação do candidato inscrito, ignorando a decisão da Comissão Eleitoral que o havia aprovado, CONSTITUIU em golpe claro, pois não é atribuição estatutária da presidente da Cabesp impugnar candidato, além de ter sido feita fora do prazo previsto no Regulamento.

Por ter excluído o candidato do processo eletivo, a Comissão Eleitoral não validou o sistema eletrônico de votação, e deliberou, em Ata, pela não validade do resultado que fosse apurado, tanto que não lavrou Ata registrando os candidatos eleitos, conforme determina o Regulamento, para posterior proclamação.

Destaque para o desfecho deste caso, que lembra ato de criança mimada: a Comissão Eleitoral decidiu fazer uma ata registrando seu posicionamento sobre a apuração e encontrou negativas para o fornecimento até de papel para a redação. Depois, houve negativas para que a ata fosse protocolada, o que somente foi possível quando os diretores eleitos entraram em cena e o fizeram. A Ata, devidamente protocolada, será juntada à ação judicial que está em curso.

Resultado favorável

Todos os entreveros do caminho não impediram que os candidatos da chapa Unidade pela Cabesp, apoiados pelas associações e sindicatos, vencessem a eleição. Veja o resultado oficial clicando aqui

Para diretor financeiro foi eleito Sergio Kiyoshi Hirata, com 9.528 votos. A suplência é de José Roberto Cardoso, que também é apoiado pelas entidades.

Os dois eleitos para o Conselho Fiscal são Julio Higashino (6.003) e Mario Luiz Raia (3.680). Como suplentes ficaram José Cristiano Massoni Meibach (305) e Dorival Jesuíno Faustino (248).

Para a vaga de diretor administrativo foi eleito Maurício Nobuiti Danno, com 9.248 votos. No entanto, por estar sub judice, deverá ser aguardado o julgamento do mérito da ação movida pela Comissão Eleitoral.

As associações agradecem os votos recebidos para a chapa Unidade pela Cabesp, que foi montada em um momento histórico de união das entidades pelo bem deste importante patrimônio. A Cabesp é dos banespianos!

Falhas no processo x menor participação da história

O levantamento feito pela Afubesp dos números de votantes das últimas sete eleições (de 2007 a 2019) aponta que esta foi a de menor participação dos eleitores da Cabesp. Esta foi a primeira vez que o sistema de votação via internet foi usado para este fim, bem como o primeiro pleito comandado pela atual presidente.

Dos 21.030 aptos a votar, apenas 10.445 associados participaram do pleito. O número representa 49,66% dos eleitores, evidenciando que a posição das Associações, pelo sistema misto de votação (eletrônico e correio), era o melhor. O quórum, que a cada eleição fica menor, dessa vez teve a contribuição de um sistema falho, que impediu que inúmeras pessoas conseguissem votar. As Associações receberam dezenas de reclamações neste sentido durante todo o processo.

Enviar as senhas via SMS para os associados se mostrou uma estratégia equivocada. Teve quem recebesse mais de uma vez (senhas diferentes, inclusive) antes de votar e quem recebeu novamente depois de já ter votado. Os que não tiveram acesso à senha se viram obrigados a tentar incessantemente atendimento pelo Disk Cabesp, ouvindo a gravação de que todos os atendentes estavam ocupados.

Sem contar que o sistema de votação não permitia que os associados saíssem da tela em caso de dúvidas, gerando muitos votos nulos e brancos, em especial para a diretoria administrativa, até porque era o primeiro cargo a ser votado.

Muitos relatos enviados por e-mail ou publicados nos grupos dos colegas nas redes sociais confirmam que o processo gerou insegurança pela sequência amadora e desastrada de ocorrências propiciadas pela diretoria da Cabesp, que excluiu a Comissão Eleitoral.

Como resultado final ficou claro que nossos colegas não aceitam que pessoas não comprometidas com o bem estar da CABESP e com a sua perenidade possam exercer cargos diretores, significando um recado cristalino ao banco Santander, que não deve tentar tomar conta da CABESP por intermédio de prepostos.

 

seja socio