Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Previdência fechada

CNPC faz consulta sobre resgate parcial de contribuição de participantes

Linha fina
Saque em reservas acumuladas resultará na redução do benefício futuro projetado; resolução ainda deve ser discutida em reunião marcada para março de 2021
Imagem Destaque
Foto: Freepik

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) realizou reunião na última quarta-feira 9 e decidiu colocar em consulta pública a possibilidade de resgate parcial de contribuição de participantes nos planos de Contribuição Definida e de Contribuição Variável. A consulta não menciona nada em relação a parte da patrocinadora. 

A justificativa é que a medida incentivaria a adesão a essas modalidades de plano nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, tese que carece de comprovação uma vez que não existem estudos técnicos que sustentam esse entendimento.

Lembrando sempre que qualquer saque em reservas acumuladas significa redução no benefício futuro projetado. Se os referidos saques se limitassem as contribuições facultativas, especiais ou voluntárias, aquelas que não trazem a contrapartida da patrocinadora (cada regulamento trata por um nome) ainda haveria espaço para discussão. 

Valter San Martin Ribeiro, dirigente sindical e diretor da Anapar/Regional SP ressalta a preocupação com esvaziamento do saldo dos participantes, caso esta medida se concretize.

“Indubitavelmente irá afetar a liquidez do plano e prejudicar o saldo dos participantes. Por isso recomendamos prudência e atenção”, alerta o dirigente.  

A resolução ainda deve ser discutida em reunião marcada para março de 2021.

Tanto a Previ quanto a Funcef têm planos de Contribuição Definida e de Contribuição Variável: Novo Plano e REB, no caso dos planos administrados pela Funcef. A Previ tem três planos: o Plano 1, que é Benefício Definido, ao qual estão associados os funcionários que ingressaram no Banco do Brasil até 1997, quando foi fechado para novas adesões; o Plano Previ Futuro, de Contribuição Variável, que aceita a adesão de quem ingressou no BB a partir de 1998; e o Previ Família, de Contribuição Definida, que aceita a adesão de parentes em até 3º grau de associados do Plano 1 e do Previ Futuro.

O Banesprev também tem plano Contribuição Variável. Este plano também pode ser Contribuição Definida se o participante se aposentar com idade inferior a 55 anos. Ou seja, é um plano híbrido. O SantanderPrevi é CD puro.

Propostas Fenae

Em maio desse ano, a Fenae apresentou à Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar), ofício com propostas para contribuir com as discussões que envolvem a revisão de normas e resoluções que tratam dos planos de previdência administrados pelos Fundos de Pensão. A Anapar pretende enviar as propostas ao CNPC, à Superintendência Nacional de Previc e, eventualmente, ao Congresso Nacional. Saiba mais.

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
anapar.pdf (313.54 KB) 313.54 KB