O governo da Bahia incluiu neste domingo (26) 47 municípios na situação de emergência em razão das fortes chuvas. Assim, o estado tem agora 72 cidades nessa condição. A medida, anunciada pelo governador Rui Costa (PT) durante visita a Ilhéus, autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar a ações de resposta ao desastre, e recuperação das cidades. Costa sobrevoou e visitou, neste domingo, municípios do sul baiano onde as chuvas se intensificaram desde a quinta 23, como também Itabuna e Itajuípe.
De acordo com o governador, em um dia a região passou de 19 para 37 cidades engolidas pelas águas com a subida do nível dos rios. No sábado, foi instalada uma base de apoio em Ilhéus. A operação envolve vários órgãos federais e estaduais para socorro aos municípios afetados pelas enchentes. Rui Costa observou que, devido à distância, outros pontos serão criados em Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês.
Até este domingo, havia 19.580 pessoas consideradas desalojadas – que precisaram deixar suas casas e que não necessariamente precisam de abrigo – e 16.001, desabrigadas. Além disso, duas pessoas estavam desaparecidas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantêm o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias e à previsão de novas precipitações.
Situação de alerta
De acordo com a integrante do Movimento Nacional de Trabalhadores por Direitos na Bahia (MTD), Léia Nascimento, a situação é de alerta máximo no estado. Residente do município de Jequié (BA), ela conta que todos os bairros já foram tomados pela água da chuva e o problema já se espalhou para outros pontos da cidade.
“Todos os bairros da cidade possuem pontos de alagamento. Todas as pessoas perderam suas casas e seus bens. O problema das chuvas afetou também a zona rural, com várias pontes da cidade interditadas. A barragem do município tá com a vazão máxima e abriu as comportas”, relatou ela, em entrevista ao jornalista Glauco Faria, da Rádio Brasil Atual, na manhã desta segunda-feira.
Léia acrescenta que já se sabia da possibilidade das chuvas se intensificarem no estado, mas a articulação com a população afetada começou ontem, após uma noção maior dos danos. “Estamos priorizando uma aproximação com as comunidades e intermediações com o poder público, como a possibilidade de cederem escolas e postos de saúde para famílias desabrigadas. Estamos criando de redes de solidariedade”, acrescentou.
A militante do MDT diz que as barragens localizadas no estado são preocupantes, colocando a população ainda mais em risco. “Houve o rompimento da barragem em Lafaiete Coutinho (BA), e temos uma também aqui em Jequié que já está cheia. A lógica de como é pensada essas barragens no Brasil é algo muito preocupante, principalmente para a população ribeirinha que está próxima desses locais”.
Lista de municípios considerados sob emergência na Bahia
Alcobaça
Anagé
Angical
Arataca
Aurelino Leal
Barra do Choça
Belmonte
Belo Campo
Brejolândia
Caatiba
Caetanos
Camacan
Canavieiras
Caravelas
Coaraci
Cotegipe
Dário Meira
Encruzilhada
Eunápolis
Firmino Alves
Floresta Azul
Gandu
Governador Mangabeira
Guaratinga
Ibicaraí
Ibicuí
Ibipeba
Ibirapuã
Igrapiúna
Iguaí
Ilhéus
Ipiaú
Itabela
Itabuna
Itagimirim
Itaju do Colônia
Itamaraju
Itanhém
Itapé
Itapebi
Itapetinga
Itapitanga
Itaquara
Itororó
Jequié
Jucuruçu
Jussiape
Lafaiete Coutinho
Lajedão
Macarani
Manoel Vitorino
Marcionílio Souza
Medeiros Neto
Milagres
Mucuri
Nova Viçosa
Pau Brasil
Poções
Porto Seguro
Prado
Santa Cruz Cabrália
Santa Inês
Santanópolis
Sapeaçu
Teixeira de Freitas
Ubaíra
Ubatã
Uruçuca
Valença
Vereda
Vitória da Conquista
Wanderley