Pular para o conteúdo principal

Cobrança de horas extras: Jurídico do Sindicato auxilia bancários

Cobrança de horas extras: Jurídico do Sindicato auxilia bancários

Fez 7ª e 8ª horas e não recebeu pelas horas extras trabalhadas? Ação trabalhista de cobrança de hora extra está entre os serviços prestados com excelência pelo departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Temos a experiência de mais de três décadas na defesa dos trabalhadores e que pode ser acessados por qualquer bancário, financiário ou profissional representado pela entidade.

A jornada de trabalho dos bancários é de seis horas diárias (ou 30 horas semanais). Excepcionalmente, o bancário pode fazer hora extra. Nestes casos, o banco deve pagar as 7ª e 8ª horas trabalhadas com um adicional do valor da hora de trabalho comum. A única exceção a essa regra são os cargos de confiança — com poderes de mando e comando, e autonomia de decisão no dia a dia.  

Para driblar a legislação, é comum os bancos nomearem cargos de funções técnicas como sendo de funções de confiança. Gerente de conta, gerente de relacionamento, analista, assistente e caixa, por exemplo, são cargos comuns, não de confiança. Por desconhecimento dos seus direitos, muitos bancários acabam não recebendo a remuneração devida pelas horas extras trabalhadas.

Os advogados do Sindicato dos Bancários têm vasta experiência na defesa dos direitos dos trabalhadores. Nosso departamento Jurídico está à disposição de todos os bancários para consultas, cálculos e ações de cobrança de horas extras não pagas pelos bancos. Os sócios do Sindicato têm condições especiais no atendimento jurídico.  


Como fica a hora extra em home office? 

Com a pandemia de Covid-19, muitos bancários adotaram o home office como regime de trabalho. Aí vem a pergunta: o trabalhador tem direito à hora extra quando está trabalhando de casa? Em geral, não. A exceção existe quando o empregador consegue controlar ou fiscalizar a jornada do bancário. Nestes casos, as horas extras devem ser remuneradas da mesma forma que no trabalho presencial.


Como agendar atendimento jurídico para bancário

Horários de atendimento do jurídico do Sindicato dos Bancários

O atendimento jurídico do Sindicato dos Bancários pode ser presencial ou virtual. O serviço também tem um plantão especializado em questões trabalhistas. Para ter acesso, basta entrar em nossa página e escolher a opção.

O Sindicato dos Bancários também tem um atendimento presencial, feito em dois locais: na sede do Sindicato dos Bancários (Rua São Bento, 413, São Paulo) e na regional Osasco (Rua Presidente Castelo Branco, 150) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Para este atendimento presencial é necessário agendar um horário com o Jurídico em nossa Central de Atendimento, via telefone (11 3188-5200), WhatsApp, chat ou e-mail. Atendimentos virtuais acontecem de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.