Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Demissões e mais...

Por que protestamos contra o Bradesco, e por que você deve apoiar o Sindicato

Imagem Destaque
Arte composta por foto de fachada de agência do Bradesco, ao fundo, punhos erguidos em frente, indicando luta, e as palvras "proteste", denuncie" e "lute", nos lados

O ano de 2021 no Bradesco foi marcado pelo intenso processo de demissões e fechamento de agências. Mas a direção do banco promoveu outros ataques aos trabalhadores do banco nos últimos meses. Veja abaixo.

Mais de 8 mil postos de trabalho fechados em nove meses

A direção do banco eliminou 8.198 postos de trabalho em doze meses encerrados em setembro do ano passado. Entre setembro de 2020 e setembro de 2021, aforam extintas 765 agências e 120 postos de atendimento (PA).

As demissões e fechamento de agências motivaram uma série de protestos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

>Sindicato protesta contra fechamento de agência em Carapicuíba
>Sindicato cobra permanência de agência em Carapicuíba
>Contra fechamento de agência do Bradesco, Sindicato aciona a Prefeitura

Fechamento de prédios administrativos

Além do fechamento de milhares de postos de trabalho e centenas agências, em 2021 o Bradesco anunciou o encerramento das atividades em três prédios administrativos: Alameda Rio Negro, Santa Cecília e Nova Central.

O Sindicato orientou os bancários com qualquer tipo de problema, dúvidas ou outros questionamentos, a entrarem em contato com a entidade para que esta atue junto ao banco.

Por meio da Central de Atendimento remota, os bancários podem entrar em contato com o Sindicato pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp.

Quadruplicação das metas

O Bradesco está triplicando e, em alguns casos, quadruplicando metas de vendas. Isso vem ocorrendo mesmo com diversas agências fechadas permanentemente, seja para sanitização por conta de casos de Covid-19 e gripe H3N2, ou desfalcadas com o afastamento de bancários por Covid-19 ou Influenza (H3N2).

O Sindicato entrou em contato com a direção do banco para cobrar o fim das metas abusivas e deixar claro que essa cobrança abusiva, num momento crítico como o atual, é desumana e irresponsável.

A entidade também orientou bancários a continuarem denunciando assédios por meio do canal exclusivo de denúncias –, as metas abusivas e demais problemas, na Central de Atendimento remota, por meio da qual os bancários podem entrar em contato com o Sindicato pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp.

O Sindicato também segue lutando pela continuidade e ampliação do teletrabalho na pandemia.

Falhas nos protocolos contra covid-19 em agências

Algumas agências do Bradesco têm apresentado falhas nos protocolos de proteção contra a Covid-19, o que motivou o Sindicato a realizar protestos nos locais.

>Covid-19: Sindicato protesta contra desrespeito ao protocolo em agência do Bradesco
>Covid-19: Sindicato protesta contra falhas de protocolo em agência do Bradesco

Bradesco não ia dar folgas para gerentes de agência

Desde que foi anunciada a antecipação de feriados municipais da capital paulista para o período entre 26 de março e 1º de abril – o Sindicato recebeu diversas reclamações de gerentes gerais de agências do Bradesco, que ocupam cargo de confiança e não registram ponto, sobre a ausência de compensação para o trabalho nestas datas.

Diante da situação, o Sindicato entrou em ação e cobrou o Bradesco, que acatou a reivindicação da entidade e concedeu cinco folgas a estes bancários.

Bradesco finalmente respeita feriado de Osasco

Após anos de cobranças, paralisações, protestos e até mesmo de ações judiciais, em 2021 o Bradesco finalmente atendeu a reivindicação do Sindicato e respeitou o feriado municipal de Osasco, em 19 de fevereiro, aniversário da cidade. Apenas áreas essenciais na sede e que atendem outras regiões do Brasil funcionaram em esquema de plantão.

É fundamental se manter sindicalizado

A função do Sindicato é representar o interesse dos trabalhadores. E quanto mais força tiver a entidade, mais sucesso terá nas cobranças frente aos bancos, e no desfecho das reivindicações dos bancários. E quanto mais sucesso o Sindicato tiver, melhores serão as condições de trabalho, os direitos e a remuneração. Por isso, é fundamental se manter sindicalizado. Preencha formulário abaixo e some forças nesta luta.

seja socio