Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Covid-19: Sindicato protesta contra desrespeito ao protocolo em agência do Bradesco

Imagem Destaque
Anatiana Alves em protesto do Sindicato contra o descumprimento do protocolo Covid-19 em agência do Bradesco

Nesta quarta-feira 12, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região voltou a realizar um protesto em uma agência do Bradesco, desta vez localizada na zona leste da capital paulista, denunciando a demora e desrespeitos ao protocolo para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. A agência em questão operava nesta quarta-feira com 9 trabalhadores de um total de 27 que atuam normalmente no local. Parte da defasagem no quadro é decorrência do afastamento de 7 trabalhadores positivados para Covid-19 e outros dois para Influenza.

“O nosso protesto ocorreu durante todo o período da manhã, até que os responsáveis pela aplicação do protocolo entenderam, com a presença do Sindicato no local, que era necessário fechar a agência, dispensar os trabalhadores e assumir o compromisso de fazer a sanitização da unidade, que só poderá retomar as atividades com trabalhadores da própria agência caso estes apresentem testagem negativa, ou com uma equipe de outra unidade”

Anatiana Alves, dirigente do Sindicato e bancária do Bradesco,

“O protesto teve apoio da população, que também é exposta ao risco com o descumprimento dos protocolos, e também dos bancários, que agradeceram emocionados a atuação do Sindicato quando foram dispensados. Notamos que eles estavam apreensivos e demonstraram alívio com a chegada do Sindicato”, acrescenta a dirigente.

O Sindicato orienta que em caso de suspeita de Covid-19 ou Influenza, o bancário não deve comparecer ao local de trabalho, comunicar ao gestor, e só retornar após resultado negativo. Por sua vez, o gestor deve viabilizar junto ao Viva Bem a testagem de todos que tiveram contato com o trabalhador que testou positivo, assim como a sanitização do local de trabalho e, se for o caso, o afastamento dos trabalhadores e fechamento do local.

Qualquer desrespeito ao protocolo, ou pressão para retornar ao trabalho mesmo sem o teste negativo, deve ser denunciado ao Sindicato (veja como abaixo). Além disso, caso o bancário identifique casos suspeitos de Covid-19 ou de Influenza no local de trabalho, ou ele mesmo esteja com suspeita ou confirmação de contaminação, também deve informar ao Sindicato (preencha o formulário). Desta forma, a entidade pode atuar junto ao banco para garantir que todos os protocolos de prevenção sejam devidamente respeitados, mensurar a situação da pandemia e do surto de gripe na categoria, e cobrar as providências cabíveis do setor público. O sigilo é garantido.

Após pressão do sindicato, Bradesco informa mudança no protocolo

O Bradesco informou que para agilizar a aplicação dos protocolos nas agências alterou um dos procedimentos realizados. Agora, a agência envia um formulário com os dados do local com caso positivo e o Viva Bem encaminha todas as instruções para a unidade. Para que o processo seja mais ágil, a videoconferência não será realizada neste novo formato.

“Com o aumento dos casos de contaminação nas agências, recebemos muitas denúncias de que os protocolos estavam demorando dias a serem aplicados e o Sindicato interveio nos locais. Fomos para a porta das agências, conversamos com os funcionários e com a população, e cobramos para que todos fossem dispensados, pois é um risco a saúde de todos permanecer na agência sem sanitização. O funcionário só deve retornar ao local após saber o resultado do teste e após a sanitização ter sido feita. Aguardar na agência pela videoconferência aumentava o risco de contaminação e atrasava o fechamento das agências. Iremos continuar fiscalizando e intervir se o banco não cumprir o protocolo”, conclui a dirigente do Sindicato.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio