Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Suspeita de Covid ou Influenza no local de trabalho? Informe ao Sindicato

Imagem Destaque
Imagem de um celular, com o logo do Sindicato

Caso o bancário identifique algum caso suspeito de Covid-19 ou Influenza, e seu subtipo H3N2, no seu local de trabalho, ou ele mesmo esteja com suspeita ou confirmação de contaminação, deve informar ao Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região (preencha o formulário). Desta forma, o Sindicato pode atuar junto ao banco para garantir que todos os protocolos de prevenção sejam devidamente respeitados, mensurar a situação da pandemia e do surto de gripe na categoria, e cobrar as providências cabíveis do setor público. O sigilo é garantido.

“É fundamental que o bancário informe ao Sindicato qualquer caso suspeito ou confirmado de Covid-19 e Influenza no seu local de trabalho, assim como as medidas adotadas pelo banco até então. Desta forma, conseguimos atuar junto ao banco para que os protocolos sejam respeitados e também podemos mensurar a situação na categoria, o que nos dá mais subsídios para cobrar novas medidas de proteção aos trabalhadores”

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato

“Não é o momento de relaxar no cumprimento dos protocolos nos locais de trabalho, e também nos cuidados fora do banco, como o uso de máscaras, distanciamento, evitar aglomerações e higienização frequente das mãos com álcool gel. E, claro, não deixar de tomar as duas doses da vacina, assim como a dose de reforço. Nós vencemos importantes batalhas com o avanço da vacinação, mas a luta não terminou. Infelizmente, no final do ano, acompanhamos a chegada da variante Ômicron e da Influenza, o que nos impõe o dever de redobrar os cuidados com a nossa saúde e daqueles que nos cercam. Juntos vamos vencer a pandemia”, acrescenta.

Por fim, a secretária-geral do Sindicato orienta ainda os bancários a não comparecerem ao local de trabalho com sintomas de Covid-19 ou Influenza.

“O bancário que estiver com qualquer sintoma gripal deve avisar ao gestor e não comparecer ao local de trabalho, realizar o teste de Covid-19 e, se possível, também para Influenza, aguardando o resultado em casa, seguindo os protocolos específicos do seu banco, que são acompanhados pelo Sindicato. Por sua vez, o gestor deve viabilizar junto à área responsável a testagem de todos que tiveram contato com o trabalhador que testou positivo, assim como a sanitização do local de trabalho, e se for o caso o afastamento dos trabalhadores e fechamento do local”, conclui Neiva.

seja socio