Na manhã desta quinta-feira (17), o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região promoveu uma manifestação na agência do Bradesco localizada na Praça da Liberdade, em São Paulo. A ação foi motivada pelas denúncias de assédio moral encaminhadas ao Sindicato pelos trabalhadores da agência.
Como de sempre, as denúncias foram devidamente apuradas e as práticas de assédio foram confirmadas. A partir dessa confirmação, o Sindicato realizou a atividade como forma de alerta para que o problema seja corrigido. Caso a situação persista, as ações serão intensificadas.
"O assédio moral é uma prática de violência nas relações de trabalho que têm produzido adoecimento e deixado a categoria bancária entre as que mais adoecem e com maior número de afastamento, segundo dados do INSS", afirma Anatiana Alves, dirigente sindical e bancária do Bradesco.
"Além disso, o fechamento de agências que o Bradesco têm realizado no último período também colabora para o adoecimento da categoria provocando sobrecarga de trabalho", complementa Anatiana ao criticar a reestruturação promovida pelo banco.
O Sindicato orienta todos os bancários e bancárias que sofrerem ou identificarem situações de assédio a utilizarem o Canal de Denúncias. Por meio desse canal totalmente anônimo, você ajuda sua entidade representativa a identificar e combater as diferentes formas de violência praticadas contra a categoria.