Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Caged

Bancos cortaram 10.752 empregos no semestre

Linha fina
Foram extintas 1.131 vagas apenas em junho. Desde 2012, setor bancário já eliminou 47.046 postos de trabalho
Imagem Destaque
Arte: Freepick

São Paulo – O corte de empregos no setor bancário se repetiu em junho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram 1.131 postos fomais extintos no mês passado. No acumulado do ano (janeiro a junho), os bancos já eliminaram 10.752 vagas no país.

Por outro lado, os lucros continuam crescendo. Juntos, os cinco maiores (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa) alcançaram R$ 17,6 bilhões apenas no primeiro trimestre do ano, um resultado 30% maior do que o apresentado por essas instituições financeiras nos primeiros três meses de 2016.

“Sabemos que mesmo com a economia em crise, os bancos têm lucros cada vez maiores. E ainda procuram aumentar esses resultados bilionários com extinção de empregos e rotatividade. Ou seja, além de diminuir o número de trabalhadores, os novos funcionários entram ganhando pouco mais da metade do que recebiam os que saíram”, destaca a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

Dados do Caged comprovam: em junho, os admitidos ganhavam apenas 53% da média salarial dos desligados; de janeiro a junho, a média da remuneração dos recém-contratados foi de 59% da dos que saíram.

Desmontes – Para a dirigente, a política de eliminação de empregos nos bancos – o setor apresenta saldo negativo de empregos desde 2012 – só tende a aumentar com as reformas de Temer aprovadas no Congresso, como a lei da terceirização e as mudanças na CLT. “De 2012 até junho deste ano, o setor bancário já cortou 47.046 vagas. E eles terão ainda mais facilidade para demitir com a aprovação do desmonte trabalhista e com a possibilidade de terceirizar até mesmo as funções tipicamente bancárias”, lembra.

“Não é à toa que os banqueiros estão entre os principais apoiadores do golpe que mudou os rumos do país, com a adoção de um projeto ultraliberal que havia perdido nas urnas. Eles inclusive chegaram a contribuir com emendas a esses projetos, como denunciou o site The Intercept Brasil”, acrescenta.

> Itaú envia comunicado sobre reforma trabalhista
> Dono do Itaú defende reforma trabalhista
> Em nota, Bradesco defende reformas
> Por que Setubal defende a reforma trabalhista?
> Santander defende desmonte trabalhista de Temer

PDVs – Neiva lembra ainda que Bradesco e Caixa anunciaram programas de demissão voluntária para diminuir ainda mais o número de funcionários. A Caixa – que segundo o Caged cortou 4.429 vagas de janeiro a junho –, pretende alcançar pelo menos 5,4 mil postos de trabalho com o PDVE (Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário), totalizando os 10 mil empregados que o primeiro PDVE pretendia demitir. O Bradesco, que vai fazer o primeiro PDVE de sua história, não informou oficialmente quantos trabalhadores quer alcançar, mas segundo a imprensa, seriam 5 mil, podendo chegar a 10 mil.

Resistência – Diante das ameaças a direitos e aos empregos, Neiva ressalta que a mobilização é fundamental. “É a nossa capacidade de resistir que fará a diferença. A categoria tem de estar ainda mais organizada em torno de seus sindicatos, unida e mobilizada para defender seus direitos e seus empregos.”

Brasil – No país, ainda segundo o Caged, foram abertas 9.821 vagas de emprego formal em junho. Foi o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador, mas o primeiro resultado positivo para o mês desde 2014. No acumulado do primeiro semestre, foram criados 67.358 postos de trabalho com carteira assinada. Em 12 meses (junho de 2016 a junho de 2017), o saldo é negativo, com fechamento de 749.060 vagas.

seja socio