Pular para o conteúdo principal

Bancários do Itaú protestam contra demissões, nesta terça 20

Linha fina
Na atividade “Feliz Natal para quem Itaú?”, trabalhadores vão denunciar fechamento de 4.202 postos de trabalho
Imagem Destaque
Os bancários do Itaú Unibanco realizam ato contra as demissões promovidas pelo banco, nesta terça-feira 20, às 12h, no Centro Empresarial Itaú Conceição (Ceic), nas proximidades da estação Conceição do metrô, em São Paulo.  No protesto “Feliz Natal para quem Itaú?”, os trabalhadores vão denunciar à população o fechamento de 4.202 postos de trabalho, apenas entre março e setembro deste ano em todo o país, e cobrar o fim das demissões.

Além de uma performance teatral que inclui coral e papais-noéis, azul e laranja – cores que representam a fusão dos bancos Itaú e Unibanco – serão distribuídos cartões de Natal questionando a atitude do banco, campeão de lucro.

“Apesar de ser campeão de lucro, o Itaú Unibanco não valoriza os principais responsáveis por esse resultado: seus empregados”, afirma Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “Onde está a responsabilidade social do banco que propaga seu prêmio de sustentabilidade, mas retira lucro da sociedade e devolve desemprego?”, questiona a dirigente.
 
CADE / OCDE – O Sindicato já denunciou o banco na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também encaminhou uma carta ao CADE (Conselho Administrativo Defesa Econômica), para este último cobrando revisão do Ato de Concentração nº 08012.011303/2008-96, de 18 de agosto de 2010, que aprovou a unificação das atividades entre o Itaú e o Unibanco, dado que a atual concentração do sistema financeiro brasileiro tem significado redução dos postos de trabalho e, consequentemente, malefícios ao desenvolvimento econômico do país.

Dados - O lucro líquido do Itaú Unibanco ultrapassou a marca de R$ 10,9 bilhões apenas nos nove primeiros meses de 2011, o que representa crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2010. É o mais alto resultado entre todas as instituições bancárias atuantes no Brasil.

Segundo os relatórios do banco, em dezembro de 2008, quando foi realizada a fusão com o Unibanco, o Itaú passou a contar com 103.137 trabalhadores, sendo 36.673 do Unibanco e 66.464 do próprio Itaú. Passados três anos, muitos foram dispensados e o Itaú Unibanco chegou a setembro de 2011 com 99.820 bancários.
seja socio