São Paulo – Após denúncia do Sindicato de que o Itaú Unibanco negava atendimento a não-correntistas direcionando-os a correspondentes bancários, representantes do banco entraram em contato com dirigentes da entidade para dar satisfação sobre o ocorrido.
Segundo a funcionária do Itaú e diretora do Sindicato Marta Soares, em ligação telefônica na manhã de segunda 23 representantes do RH do banco alegaram que os processos de recebimento de contas estão mudando e, por conta disso, os clientes passaram a ser abordados e orientados a usar o autoatendimento. A informação é de que, para este tipo de serviço, o banco disponibilizou funcionários para ajudar os clientes com dificuldades e garantiu que aqueles que fazem questão de pagar na boca do caixa, não serão impedidos.
Marta ainda ressalta que questionou o Itaú sobre a decisão de não receber, a partir de janeiro, contas de consumo. “Eles estão querendo negar que esta situação esteja acontecendo, mas recebemos denúncias via e-mail informando que o banco não quer que os funcionários passem para o Sindicato esses procedimentos. Eu mesma, na tentativa de comprovar a existência do problema, fui a uma agência para pagamentos e um gerente operacional confirmou que existem sim essas restrições e que começariam a valer a partir de janeiro. Cobrei os direitos do consumidor e disseram que vão analisar a situação e dar uma resposta.”
A dirigente destaca que para evitar filas enormes nas agências, o Itaú Unibanco tem de adotar uma receita simples: contratar mais funcionários. “Sabemos que há tesoureiros e gerentes operacionais abrindo caixa e tendo de vender produtos, e diante de tanta lucratividade vir com esse discurso de “ensinar” o cliente a usar o autoatendimento não nos interessa. O que reivindicamos é mais contratações. Isso sim evita fila, evita adoecimento, evita assédio moral já que todos os consumidores têm direito ao atendimento, sendo correntistas ou não”, finaliza.
Reclamações – O Itaú foi o pior banco nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, setembro e dezembro, de acordo com o Banco Central. As reclamações mais frequentes relacionadas aos serviços bancários foram: débitos não autorizados nas contas correntes, cobrança irregular de serviços não contratados, esclarecimentos incompletos ou incorretos prestados pelas instituições, reclamações e cobranças irregulares de tarifas em cartões de crédito diferenciado.
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Elenice Santos - 23/1/2012