Pular para o conteúdo principal

Itaú e Santander empatam nas reclamações do BC

Linha fina
Cada uma das instituições financeiras se alternou na liderança do ranking por seis meses no ano passado
Imagem Destaque

São Paulo – A concorrência para saber qual foi o pior banco em 2011, segundo o índice de reclamação do Banco Central, foi acirrada. Itaú e Santander revezaram-se na liderança durante todo o ano passado. Cada banco esteve no topo durante seis meses.

O Itaú foi o pior nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, setembro e dezembro. Já o banco espanhol, foi campeão de queixas em maio, junho, julho, agosto, outubro e novembro.

A disputa para conhecer o pior banco foi tão emocionante que quando um era líder o outro assumia a segunda colocação no ranking, com exceções nos meses de fevereiro, maio, junho, julho e agosto, quando o Banco do Brasil entrou na disputa ao “conquistar” a vice-liderança.

Bradesco, HSBC e Caixa Federal acompanharam a briga dos piores revezando-se entre a terceira e a quinta colocação durante 2011.

De acordo com o BC, as reclamações mais frequentes relacionadas aos serviços bancários foram: débitos não autorizados nas contas correntes, cobrança irregular de serviços não contratados, esclarecimentos incompletos ou incorretos prestados pelas instituições, reclamações e cobranças irregulares de tarifas em cartões de crédito diferenciado.


Carlos Fernandes com informações do Banco Central -20/1/2012
 

seja socio