Brasília – A maior parte das reclamações dos consumidores aos Procons em 2011 concentrou-se nos segmentos financeiros e de telecomunicações. O Itaú foi o “campeão de queixas”. Dos 1,6 milhão de atendimentos registrados ao longo do ano, 81,9 mil foram relacionadas ao grupo Itaú, seguido pela Oi (80,8 mil), Claro-Embratel (70,1 mil) e Tim-Intelig (27,1 mil).
Há algum tempo o banco mantém o segundo posto entre os bancos mais reclamados na lista do Banco Central. Não à toa, foi também campeão da São Pilantra 2011, paródia da São Silvestre realizada pelo Sindicato final do ano, para denunciar os maiores vilões da sociedade brasileira. A “premiação” aconteceu em função das mais de 4 mil demissões de bancários promovidas às vésperas do Natal.
“O Itaú Unibanco foi o banco que mais lucrou este ano. Foram R$ 10,9 bilhões somente nos nove primeiros meses. Portanto, não faz o menor sentido essa onda crescente de dispensas e a alta rotatividade de trabalhadores que ocorre no banco”, declarou a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, ao final da São Pilantra.
Dados – O boletim do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) foi divulgado na sexta-feira 13 pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça,e mostrou que assuntos financeiros, telecomunicações e alguns produtos como aparelho celular, computadores, dvds, móveis e eletrodomésticos de linha branca somam 57,75 % do total de atendimentos.
Entre os problemas enfrentados pelos consumidores estão as cobranças (35,46%), ofertas (19,99%), contratações (11,62%) e qualidade (11,19%).
As mulheres representam 54,69% das pessoas que procuraram os Procons em 2011. A maioria dos consumidores tem entre 31 e 40 anos. Os jovens até 20 anos somam 2,12%, o menor percentual registrado. Porém, é um número importante, pois representa mais de 22 mil jovens consumidores que conscientes de seus direitos procuraram os Procons.
Redação, com informações da Agência Brasil
Linha fina
Banco foi campeão de queixas em 2011, seguido por empresas de telefonia
Imagem Destaque