São Paulo – Uma agência do Itaú na Avenida Guilherme Cotching, na Vila Maria, zona norte da cidade de São Paulo, foi fechada pelo Sindicato na manhã desta quinta-feira 5 de janeiro. O local estava em reformas e não apresentava condições adequadas de trabalho.
> Veja imagens da agência
Até mesmo equipamentos essenciais de segurança como câmeras e porta para detecção de metais estavam desligados após a manutenção elétrica.
Dirigentes do Sindicato estiveram na agência e exigiram que os trabalhadores fossem deslocados para agências da região enquanto não houvesse condições de trabalho no local. “Não é a primeira vez que agências com más condições são interditadas. Os banqueiros não podem expor os funcionários e clientes a riscos. Devem zelar pela segurança dos principais responsáveis pelos lucros astronômicos que embolsam”, afirma Maria Helena Francisco, diretora do Sindicato e funcionária do Itaú.
A agência apresentava ainda parte do revestimento de gesso no teto quebrado. O desleixo poderia causar um acidente entre clientes e trabalhadores. Além disso, uma escada improvisada impossibilitava o acesso de pessoas com maiores dificuldades de locomoção ao atendimento e fios elétricos ficavam expostos próximo aos caixas-eletrônicos.
Marcelo Santos - 6/1/2012