Pular para o conteúdo principal

Cedoc preserva história do Sindicato

Linha fina
Espaço conta com milhares de itens relacionados à história da entidade, desde sua fundação em 1923
Imagem Destaque

São Paulo - Talvez muitos bancários não conheçam, mas o Sindicato possui um espaço destinado a resguardar não só a história da categoria, mas também as lutas e as conquistas dos trabalhadores do setor. É o Cedoc – Centro de Documentação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

O Cedoc tem por finalidade coletar, processar e organizar a produção bibliográfica da entidade, com o objetivo de preservar sua memória.  Para isso, o espaço conta com arquivo histórico composto por jornais sindicais, cartilhas, teses congressuais, dossiês de campanhas salariais, cartazes e outros materiais.

O espaço dispõe ainda de acervo com mais de 60 mil fotos que registram os 90 anos do movimento sindical bancário e político brasileiro.

O acervo do centro é muito rico e não se resume apenas à história da entidade e da categoria. Conta com mais de 11 mil volumes em sua biblioteca e os frequentadores têm acesso livre às estantes, e ainda ao arquivo composto por recortes de jornais e revistas que englobam mais de 50 temas recolhidos diariamente nos diversos veículos de comunicação do país.

Para o bancário aposentado Valdir Fernandes, o espaço é um lugar único, onde é possível obter conhecimento, fazer amigos e encontrar sossego. “Eu frequento o Cedoc todos os dias, há uns 15 anos, e o que me atrai aqui são os livros, o social com o pessoal e o ambiente calmo e aconchegante. Eu gosto daqui. É minha segunda casa”, afirma.

O Cedoc fica no subsolo da sede do Sindicato dos Bancários (Rua São Bento, 413) e funciona das 9h às 18h30 para os bancários sindicalizados e das 13h00 às 18h00 para pesquisadores e outras pessoas interessadas.   


Rodolfo Wrolli - 9/1/2013

seja socio