São Paulo - São 90 anos de história. Em 16 de abril deste ano, o Sindicato comemora nove décadas de uma trajetória da qual os trabalhadores têm muito a se orgulhar. Toda vez que se lutou pelo fortalecimento da democracia no Brasil, por inclusão social, pela ampliação de direitos à classe trabalhadora, bancários e Sindicato estiveram juntos, protagonistas de alguns dos mais marcantes episódios que levaram o país ao patamar em que hoje se encontra: uma das mais importantes nações do mundo.
“O papel do movimento sindical é muito importante e muitas vezes relegado a um segundo plano. Em quase todos os países, são os trabalhadores, organizados em torno de suas entidades representativas que ajudam a mover a roda da história no sentido de incluir mais cidadãos nos direitos trabalhistas, ampliar a democracia, fortalecer a inclusão social”, afirma a presidenta Juvandia Moreira. “Nós do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região temos orgulho de saber que nossa trajetória se funde com os principais avanços da história do nosso país. São 90 anos em que milhares de bancários trabalharam para construir não só uma das mais fortes categorias do Brasil, mas também para que esse Brasil fosse mais forte, maior e mais justo para todos. Avançamos muito e temos muito ainda para conquistar. Nossa luta não para.”
Comemorações – Para marcar esses 90 anos, o Sindicato está preparando uma série de atividades que se iniciam já no mês de fevereiro, com o Bloco dos Bancários que sai às ruas no dia 7, abrindo o Carnaval e celebrando a história da entidade.
> Bloco dos Bancários vai animar o centrão
Em março, o mês das mulheres também celebrará os 90 anos, contando inclusive com a participação das primeiras dirigentes sindicais em debates sobre o tema.
No mês em que a entidade completa nove décadas, estão sendo organizados seminários com importantes personalidades do mundo do trabalho, da comunicação, dirigentes que se destacaram na luta pelos direitos da cidadania. Um livro sobre os 90 anos e filmes de curta-metragem também vão contar essa história.
“Começamos bem nossas comemorações. A conquista da PLR sem IR, pela qual lutamos por mais de um ano, é um exemplo da nossa atuação incansável, nesse caso por um pouco mais de justiça tributária para os trabalhadores”, ressalta Juvandia. “E assim somos: para além das campanhas salariais, nossa atuação busca manter, fazer valer os direitos e conquistar mais avanços para a classe trabalhadora. É uma luta desigual, contra setores poderosos. Mas o que nos move – a todos que construímos essa linda história de 90 anos – é a busca por igualdade, distribuição de renda e inclusão social.”
Cláudia Motta - 10/1/2013
Linha fina
Toda vez que se lutou por mais liberdade e igualdade no Brasil das últimas nove décadas, bancários e Sindicato foram personagens atuantes na construção desse país melhor para todos
Imagem Destaque