São Paulo – Em várias cidades de São Paulo, no Rio, em Minas, em Olinda, no Recife, e vários outros lugares do Brasil o Carnaval é celebrado com marchinhas na rua, blocos pequenos e charmosos, sem enormes trios elétricos e camarotes. Para preservar essa essência e lembrar a luta por conquistas dos trabalhadores da categoria bancária, o Sindicato realiza desde 2009 o Bloco dos Bancários, que sai pelas ruas do centro da capital uma semana antes do Carnaval.
Neste ano, a folia será no dia 7 de fevereiro, com uma homenagem especial aos 90 anos do Sindicato. E o Bloco também tem história: já são cinco anos abrindo o Carnaval da categoria ao som de boa música, apitos e tamborins.
> Fotos: galeria das edições anteriores
A primeira passagem do Bloco dos Bancários foi em 2009. Além das reivindicações de igualdade de oportunidade, a defesa por emprego também foi lembrada na “folia engajada” da categoria.
Com muitas cores e alegria, em 2010, a marchinha Segura o Nenê foi a trilha sonora para animar os foliões que foram às ruas com barrigas postiças para comemorar a conquista da ampliação da licença-maternidade e pedir estabilidade para os pais.
Na terceira edição do Bloco dos Bancários, em 2011, a comissão de frente brilhou muito com “papais” empurrando carrinhos de bebês. A reivindicação era a ampliação da licença-paternidade, que continua na pauta da categoria.
No ano passado, foi a vez de homenagear mulheres que tiveram atuação marcante na sociedade brasileira. Num elenco de 30 personalidades femininas, os bancários indicaram as dez figuras representadas na última ala, denominada Participação Política e Poder. Foram elas: Irmã Dulce, Maria da Penha, Zilda Arns, Elis Regina, Margarida Alves, Lélia Abramo, Dilma Rousseff, a jogadora de futebol Marta, Pagu e Marta Suplicy.
Caia na folia – Para participar da folia nas ruas no centro e homenagear a história do Sindicato, os foliões devem estar em frente à sede da entidade às 17h30, na Rua São Bento, 413, Edifício Martinelli. Em seu trajeto, o bloco percorrerá as ruas Direita e 15 de Novembro, voltando à sede do Sindicato.
Como já é tradição, a música ficará a cargo da sambista Adriana Moreira, que será acompanhada por músicos. Para participar dessa festa, basta trazer sua alegria e descontração!
Gisele Coutinho – 23/1/2013
Linha fina
Evento percorrerá ruas do centro no dia 7 de fevereiro, ao som de marchinhas de Carnaval e homenagem aos 90 anos do Sindicato
Imagem Destaque