Imagem Destaque
![](/sites/default/files/styles/max_1300x1300/public/default_images/padrao.jpg?itok=zf8iDuMX)
![](http://www.spbancarios.com.br/Uploads/ckfinder/userfiles/images/carnaval-400.jpg)
Esse tempo passou, mas insiste em voltar em imagens trágicas ainda nos dias de hoje, às vezes em locais distantes, como a África, onde mulheres são mutiladas para não sentir prazer. Às vezes aqui mesmo, no sul do Brasil, onde cortaram a garganta de um bebê índio no colo de sua mãe. Onde gays e travestis sofrem com a violência da intolerância. Ou em qualquer lugar do planeta, onde crenças religiosas podem gerar conflitos.
Como respeito é bom e todo mundo gosta, no dia 1º o Bloco dos Bancários sai pelas ruas do centro de São Paulo, pelo oitavo ano seguido para lembrar que, desde que o mundo é mundo, a diversidade alegra e enriquece a vida.
> Vídeo: veja vinheta do bloco
“É o Carnaval de todas as cores, porque somos de várias cores, credos, temos diferentes opções, não somos iguais. Mas temos todos o mesmo direito ao respeito”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “A gente pode não gostar de uma pessoa, do jeito dela. Mas não gostar não dá o direito de desrespeitar”, reforça a dirigente, lembrando que isso deve ser ensinado em casa, na escola, em todo lugar. “Educar para a diversidade é formar cidadãos com visão ampla, para o mundo, sabendo conviver com diversas realidades, feliz com as diferenças.”
![](http://www.spbancarios.com.br/Uploads/ckfinder/userfiles/images/20160126062246_materia.jpg)
Quem quiser, pode trazer fantasia e toda a família para sair no bloco. Como o tema é a diversidade, a orientação é que os bancários e bancárias venham com roupas coloridas simbolizando o respeito entre as diferenças, pedindo o fim de privilégios e preconceitos na nossa sociedade.
E este ano, duas participações especiais. A musa do Carnaval, Barbara Guimarães (foto), é funcionária do Santander e também entende muito da folia, já que foi rainha da bateria da escola de samba Nenê de Vila Matilde. Atualmente é musa da Leandro de Itaquera. A festa da diversidade também vai ser abrilhantada pelo pessoal da Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil).
Leia mais
> Musa do Bloco comandará folia
Cláudia Motta - 27/1/2016
![seja socio](/sites/default/files/inline-images/banner1alterado.png)