Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Descaso com a vida

Sindicato protesta na SR Norte da Caixa contra desrespeitos ao protocolo covid-19

Imagem Destaque
Dirigente Danilo Perez discursa em frente à SR Norte da Caixa

Enquanto o número de contaminações por covid-19 na Caixa aumenta, o banco descumpre sistematicamente diversas medidas do protocolo de proteção. Por conta disso, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região protestou na manhã desta quinta-feira 20 em frente à SR Norte, em Pinheiros, com faixas e carro som, denunciando à população e aos empregados o descaso da direção do banco com as vidas de trabalhadores e clientes.

> Sindicato cobra da Caixa cumprimento do protocolo covid

“Houve uma explosão de casos de covid-19 entre os empregados da Caixa. Apuramos que há em média 20 novos casos confirmados por dia. Esse aumento se deve ao descumprimento pelo banco dos protocolos. A Caixa está desrespeitando medidas sanitárias fundamentais para garantir a saúde de seus empregados, e justamente quando estamos vivendo uma nova onda da pandemia, provocada pela variante Ômicron, muito mais contagiosa. O que a direção do banco público está fazendo é um total descaso com a vida”, denuncia o dirigente do Sindicato, Danilo Perez, bancário da Caixa.

Agrava ainda a situação, segundo Danilo, o fato de que os empregados estão tendo dificuldades em conseguir teleatendimento e também em conseguir o teste pelo banco. “Os pronto socorros e hospitais estão lotados, e os trabalhadores da Caixa não estão conseguindo atendimento remoto. Além disso, estão tendo que ir atrás de testes por conta própria, e quando encontram, tem de pagar do próprio bolso. O protesto também é para cobrar da Caixa que melhore o serviço de telemedicina e que promova testagem entre os empregados.”

Outro problema é que, no meio desse caos, o banco ainda mantém forte pressão pelo cumprimento de metas.

“Como se não bastasse a insegurança diante do risco de contaminação, a pressão por metas é crescente e ignora os empregados afastados e a pandemia”, denuncia André Sardão, também dirigente do Sindicato e bancário da Caixa.

Desrespeito ao protocolo

Em toda a base do Sindicato, estão ocorrendo descumprimentos de medidas de segurança. Veja alguns dos problemas que o Sindicato apurou:

  • os empregados não estão sendo notificados de que os colegas estão com covid, então acabam não se afastando para testar;
  • quando são afastados, não conseguem ser testados e são chamados novamente para o trabalho (pelo protocolo deveriam esperar o resultado ou fazer 14 dias de home office);
  • nas áreas meio, os andares não são evacuados para higienização;
  • quando uma agência é fechada para limpeza, as horas paradas dos empregados são colocadas como compensação (quando deveriam ser abonadas);
  • tem agências que não são fechadas para higienização, apenas afastam o empregado doente;
  • tem agência que fecha, mas os empregados são encaminhados para ajudar em outras unidades (quando deveriam ser afastados e testados);
  • tem agência onde teve caso confirmado que permanece aberta até a chegada da equipe de higienização;
  • o protocolo não é aplicado quando o trabalhador é terceirizado;
  • há empregados trabalhando sem máscara

“É um verdadeiro horror o que está ocorrendo no banco. A direção da Caixa, alinhada com esse governo negacionista, acaba promovendo a propagação do vírus entre trabalhadores e a população. Vamos continuar mobilizados, cobrando respeito à vida”, avisa o dirigente, acrescentando que é fundamental que os bancários e terceirizados do banco continuem denunciando os desrespeitos ao Sindicato. O sigilo é garantido.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato que vamos te ligar 

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

 Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio