Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Descaso com a vida

Sindicato protesta na SR Norte da Caixa contra desrespeitos ao protocolo covid-19

Imagem Destaque
Dirigente Danilo Perez discursa em frente à SR Norte da Caixa

Enquanto o número de contaminações por covid-19 na Caixa aumenta, o banco descumpre sistematicamente diversas medidas do protocolo de proteção. Por conta disso, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região protestou na manhã desta quinta-feira 20 em frente à SR Norte, em Pinheiros, com faixas e carro som, denunciando à população e aos empregados o descaso da direção do banco com as vidas de trabalhadores e clientes.

> Sindicato cobra da Caixa cumprimento do protocolo covid

“Houve uma explosão de casos de covid-19 entre os empregados da Caixa. Apuramos que há em média 20 novos casos confirmados por dia. Esse aumento se deve ao descumprimento pelo banco dos protocolos. A Caixa está desrespeitando medidas sanitárias fundamentais para garantir a saúde de seus empregados, e justamente quando estamos vivendo uma nova onda da pandemia, provocada pela variante Ômicron, muito mais contagiosa. O que a direção do banco público está fazendo é um total descaso com a vida”, denuncia o dirigente do Sindicato, Danilo Perez, bancário da Caixa.

Agrava ainda a situação, segundo Danilo, o fato de que os empregados estão tendo dificuldades em conseguir teleatendimento e também em conseguir o teste pelo banco. “Os pronto socorros e hospitais estão lotados, e os trabalhadores da Caixa não estão conseguindo atendimento remoto. Além disso, estão tendo que ir atrás de testes por conta própria, e quando encontram, tem de pagar do próprio bolso. O protesto também é para cobrar da Caixa que melhore o serviço de telemedicina e que promova testagem entre os empregados.”

Outro problema é que, no meio desse caos, o banco ainda mantém forte pressão pelo cumprimento de metas.

“Como se não bastasse a insegurança diante do risco de contaminação, a pressão por metas é crescente e ignora os empregados afastados e a pandemia”, denuncia André Sardão, também dirigente do Sindicato e bancário da Caixa.

Desrespeito ao protocolo

Em toda a base do Sindicato, estão ocorrendo descumprimentos de medidas de segurança. Veja alguns dos problemas que o Sindicato apurou:

  • os empregados não estão sendo notificados de que os colegas estão com covid, então acabam não se afastando para testar;
  • quando são afastados, não conseguem ser testados e são chamados novamente para o trabalho (pelo protocolo deveriam esperar o resultado ou fazer 14 dias de home office);
  • nas áreas meio, os andares não são evacuados para higienização;
  • quando uma agência é fechada para limpeza, as horas paradas dos empregados são colocadas como compensação (quando deveriam ser abonadas);
  • tem agências que não são fechadas para higienização, apenas afastam o empregado doente;
  • tem agência que fecha, mas os empregados são encaminhados para ajudar em outras unidades (quando deveriam ser afastados e testados);
  • tem agência onde teve caso confirmado que permanece aberta até a chegada da equipe de higienização;
  • o protocolo não é aplicado quando o trabalhador é terceirizado;
  • há empregados trabalhando sem máscara

“É um verdadeiro horror o que está ocorrendo no banco. A direção da Caixa, alinhada com esse governo negacionista, acaba promovendo a propagação do vírus entre trabalhadores e a população. Vamos continuar mobilizados, cobrando respeito à vida”, avisa o dirigente, acrescentando que é fundamental que os bancários e terceirizados do banco continuem denunciando os desrespeitos ao Sindicato. O sigilo é garantido.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio