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Bancários lançam campanha de saúde

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Pausa no horário de trabalho é um dos mecanismos para reduzir grau de adoecimento que elevou o sistema financeiro à categoria de alto risco de acidentes de trabalho
Será lançada nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, Dia Internacional de Prevenção à LER/Dort, a Campanha “10 minutos para você – Sua Saúde vale mais”, que tem como objetivo informar os bancários sobre a importância da pausa de 10 minutos para cada 50 trabalhados na prevenção de doenças ocupacionais e cobrar dos bancos a regulamentação da norma governamental.

A campanha organizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região será promovida por meio de visita a agências, departamentos internos, centrais de atendimento e também terá como público-alvo funcionários terceirizados, entre eles profissionais que atuam em teleatendimento.

A cerimônia de lançamento será realizada na Praça do Patriarca, região central de São Paulo, a partir das 8h30, com uma apresentação teatral. Integrantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) participarão da abertura da campanha.

“A pausa é uma forma de interromper o ritmo estressante de trabalho a que os bancários estão expostos. É um tempo para que os funcionários possam restabelecer suas condições físicas e mentais”, diz o secretário de saúde do Sindicato, Walcir Previtale, ao criticar a estrutura de organização de trabalho imposta pelos bancos, que inclui pressão para cumprimento de metas abusivas, sobrecarga contínua de trabalho e exposição a extensas jornadas de trabalho.

Esse ambiente leva os bancários ao adoecimento e coloca a categoria numa triste colocação entre as que mais sofrem de doenças ocupacionais. São crescentes os casos de lesão por esforço repetitivo (LER/Dort), estresse, depressão e problemas de fala e audição. Não é à toa que o sistema financeiro foi elevado à categoria de alto risco de acidentes de trabalho: as instituições financeiras que pagam hoje 1% sobre a folha de pagamento ao INSS a título de seguro acidente de trabalho terão essa alíquota elevada a 3%, a partir de 2008.

“As atividades se estenderão por cinco meses até pouco antes do início da Campanha Nacional dos Bancários e servirão de instrumento para aprimorar as discussões sobre a necessidade da pausa no trabalho. Vamos buscar junto à Fenaban a aplicação da Norma Regulamentadora 17, prevista pelo Ministério do Trabalho”, ressaltou  o secretário de Saúde do Sindicato.

A campanha é composta ainda pela distribuição de cartazes, folders, adesivos e do lançamento, previsto para abril, de uma revista especial sobre o tema.

Campanha “10 minutos para você – Sua Saúde vale mais”
Lançamento: Praça do Patriarca, dia 28 de fevereiro, a partir das 8h30
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