Pular para o conteúdo principal

Bloco dos Bancários animou o centro de São Paulo

Linha fina
Pelo sexto ano consecutivo, categoria esbanjou alegria, levando às ruas temas importantes como tolerância e igualdade de oportunidades. Evento agora integra calendário oficial de blocos da cidade
Imagem Destaque

São Paulo - Com o tema Meu Sindicato é Show de Bola, o Bloco dos Bancários espalhou alegria pelo centro velho de São Paulo. Embalados por tradicionais marchinhas de Carnaval, os foliões levaram às ruas não apenas a animação típica dessa época do ano, mas bandeiras fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa.

O combate ao racismo e à homofobia, a defesa da igualdade de oportunidades e de relações compartilhadas entre homens e mulheres, a luta contra a violência doméstica e pelo fim de qualquer tipo de intolerância estavam estampadas nos cartazes levados pelos participantes. A folia começou no final da tarde da quinta-feira 27.

> Fotos: galeria do Bloco dos Bancários

Foi o sexto ano consecutivo que os bancários brincaram nas ruas, mas pela primeira vez como integrantes do calendário oficial de blocos de São Paulo. “Nosso bloco mostra que a luta também é feita de alegria e que é importante que os bancários estejam unidos inclusive nos momentos de lazer. Nosso Sindicato se empenha para proporcionar isso à categoria”, disse a presidenta da entidade, Juvandia Moreira.

Puxadas pela cantora Célia Nascimento e por uma típica bandinha de Carnaval, as marchinhas animaram um cortejo de várias idades: de filhos de trabalhadores da ativa a bancários aposentados. “É bom para descontrair né?!”, opinou José Medeiros, que aos 71 anos integra um grupo de bancários aposentados que participa assiduamente do bloco. Ex-funcionário do extinto Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais), ressaltou ainda a importância de estar próximo à entidade. “Quanto mais associados, mais força tem um sindicato.”

Uma bancária do Itaú, com 32 anos e sete de banco, parecia ter ouvido o conselho: “É a primeira vez que saio no bloco e hoje também me sindicalizei”. Acompanhada de uma colega de banco, contou que agora sua intenção é participar cada vez mais.

“Os bancários têm que se misturar com o Sindicato e essa é uma ótima oportunidade”, opinou uma funcionária do Telebanco do Bradesco, também iniciante no bloco. “Agora venho outros anos”, afirmou.

O Bloco dos Bancários percorreu a Rua São Bento, Rua Direita, Largo da Misericórdia, Rua do Tesouro, 15 de Novembro e Praça Antônio Prado, retornando ao Edifício Martinelli, a sede do Sindicato.


Andréa Ponte Souza - 27/2/2013

seja socio