São Paulo - Intolerância, preconceito, desrespeito. Os bancários prometem sambar em cima de tudo isso e dar um grito em prol da diversidade neste Carnaval. Pelo sétimo ano consecutivo, o Bloco dos Bancários invade as ruas do centro da capital com uma grande festa. O lema é Eu sou... e você? O que é? Seja o que você for, respeite o que o outro é!
A festa democrática do Bloco dos Bancários começa às 17h30 da quinta-feira 12, na Praça Antônio Prado, em frente à sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro).
> Vídeo: bancários colocam bloco na rua
Motivo para pedir um basta contra o preconceito é o que não falta. A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos recebeu mais de 1.500 denúncias de violência e discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) em 2013. Nos primeiros seis meses de 2014, o órgão recebeu mais de 500 queixas e também relatou aumento no número de reclamações após declarações do candidato presidencial Levy Fidelix, consideradas homofóbicas, durante debate televisivo da campanha eleitoral em 2014. E quem não se lembra do ódio destilado aos nordestinos pelas redes sociais nesse período eleitoral?
A violência contra a mulher também é grande. Em 2012, somente na cidade de São Paulo, foram registrados 3.197 casos de estupros. Em 2013 foram 2.903. Os negros também sofrem com o preconceito. Segundo a Anistia Internacional, em 2012, dos 30 mil jovens vítimas de homicídios por ano, 77% são negros.
E já que não falta motivo para protestar, que seja um protesto cheio de amor e alegria. “Além de ser mais uma opção na cidade para pular o Carnaval, nosso bloco sempre sai às ruas com uma mensagem positiva. Este ano, mais uma vez exercendo nosso papel de Sindicato Cidadão, vamos pedir respeito à diversidade, chamando a atenção da população para a necessidade de convivermos com as diferenças, pois elas enriquecem o mundo”, diz a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
Alegria – Além das tradicionais marchinhas carnavalescas, o esquenta ficará por conta da banda BatucaZuma, ligada à Associação Cultural Zuma Luma, que atende jovens na região de Taboão da Serra. Na saída será anunciado o tema do bloco para 2016, com o lançamento de um concurso de marchinhas.
Outra novidade deste ano é que o bloco terá uma musa: Maíra Biet desfila na Tom Maior desde 2007 e desde 2012 é passista na agremiação. Ela também desfila na Colorado há três anos e é destaque de chão. Estudante de Direito, a musa carrega a bandeira contra o preconceito.
#BlocodosBancarios – O bloco vai passar pela Rua São Bento, Praça do Patriarca, Rua Direita, Rua 15 de Novembro, Rua da Quitanda, Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Álvares Penteado, Largo do Café, Rua do Comércio, novamente 15 de Novembro e retorna à Praça Antônio Prado. Utilize a hashtag #BlocodosBancarios nas publicações de fotos e vídeos em suas redes sociais e acompanhe a folia pelo Facebook e Twitter do Sindicato.
Gisele Coutinho - 10/2/2015