Pular para o conteúdo principal

Experiências da categoria chegam à Bienal da UNE

Linha fina
Sindicato participou do maior festival estudantil da América Latina e debateu preocupação com educação e igualdade de gênero
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato marcou presença no maior festival estudantil da América Latina, a 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). Reforma política, democratização da comunicação, violência contra a mulher, conjuntura política, enfim, muitos assuntos foram debatidos na primeira semana de fevereiro no Rio de Janeiro, onde ocorreu o evento. As discussões foram simultâneas em diversos locais da capital carioca.

O tema escolhido para a Bienal, #vozesdobrasil, permeou cada debate. A participação de jovens de todos os estados brasileiros deu o tom democrático do encontro.

A dirigente sindical Wanessa Queiroz participou e apresentou um pouco da luta da categoria bancária, uma das maiores do país, aos participantes do evento. “Entre as diversas análises de conjuntura e conversas das quais participamos, a educação foi uma das principais. O Plano Nacional de Educação (PNE) deve sair do papel e ser implantado de maneira que valorize professores e o ensino no Brasil”, destaca a dirigente.

Mulher – O debate sobre preconceito e violência contra a mulher também esteve na pauta da Bienal, promovido pelo coletivo Para Todos e Para Todas. “Assim como em outras categorias, as bancárias sofrem e são injustiçadas com salários menores mesmo quando cumprem as mesmas tarefas em instituições financeiras que seus colegas. Além da questão financeira, muitas infelizmente enfrentam assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. São questões que saem do ambiente privado para o público. Segundo o canal de denúncia do Sindicato, 50% das queixas dizem respeito a essas duas práticas. E nossa luta, além do combate dos abusos, também é por relações compartilhadas. Foi interessante expor à juventude nossas bandeiras de luta, que não são específicas da categoria, mas são de todas as mulheres, inclusive estudantes”, finaliza Wanessa.


Gisele Coutinho - 9/2/2015

seja socio