Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Carnaval

Bloco dos Bancários levou alegria às ruas do centro

Linha fina
Com o tema ‘Ninguém solta a mão de ninguém’, cortejo este ano homenageou Marielle Franco
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Folia e resistência. Esse foi o clima da 11ª edição do Bloco dos Bancários, que desfilou pelas ruas do centro velho de São Paulo nesta quarta-feira 27.

O desfile deste ano fez uma homenagem a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018. O tema da festa, “Ninguém solta a mão de ninguém”, foi escolhido pelos próprios bancários em votação pelo Facebook e reflete o sentimento da categoria frente ao atual período de retrocessos.

“Mais um Carnaval da categoria bancaria! 'Ninguém solta a mão de ninguém': esse é o lema do bloco, homenageando Marielle Franco, uma lutadora, mulher guerreira, defensora dos direitos do povo. E é justamente no centro de São Paulo, palco de muita luta dos trabalhadores bancários. A gente homenageia Marielle com muita alegria, porque além de fazer luta, a gente também sabe fazer festa”, afirmou Marcelo Gonçalves, secretário cultural do Sindicato.

"Todos os anos o Sindicato vem para a rua com temas em defesa da diversidade, contra o machismo, racismo, LGBTfobia, contra a violência, por democracia, por mais direitos e empregos. Este ano, ainda estamos contra o desmonte da Previdência que este governo etsá impondo ao povo brasileiro, colocando as mulheres para trabalhar mais tempo e os idosos para se aposentar mais tarde e com salário menor. Em um governo como esse, que não tem incentivo sobre o emprego, vai ser impossível se aposentar! Então o recado do bloco também é que a gente tem que lutar contra essa reforma, que é um desmonte da seguridade social", completou a secretaria-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro

Folia

A concentração do Bloco dos Bancários ocorreu em frente à sede do Sindicato, na Rua São Bento, logo após o fim do expediente, para ninguém ficar de fora. Embalando a festa, sambas e marchinhas tradicionais, assim como paródias dos clássicos ironizando o cenário político nacional e os ataques aos direitos dos trabalhadores.

Depois da concentração, o bloco saiu pelas ruas do centro, sendo seguido por trabalhadores de várias outras categorias. Após o desfile, a folia continua com baile de Carnaval no Café dos Bancários.

seja socio