Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vista preto

Dia 12: todos contra a reestruturação do BB

Linha fina
Em Dia Nacional de Luta, bancários de todo o país vestem preto e participam de protestos contra mudanças impostas pela direção do banco, que geram perdas na remuneração mensal e PLR. Participe!
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Por todo o país, funcionários do Banco do Brasil realizam um Dia Nacional de Luta, nesta quarta-feira 12, contra a reestruturação imposta pela direção do banco. Entre outras ações, os bancários vestem preto e realizam reuniões de esclarecimento e mobilização nos locais de trabalho. Na base do Sindicato, a mobilização acontecen, entre outro locais, no  Banco do Brasil Vila Maria; no escritório exclusivo da Av. Gal. Pedro Pinho, em Osasco; na Avenida Angélica e no Empresarial Bom Retiro.

Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

As mudanças no plano de carreira e salários dos funcionários - incluídas no Programa Performa: Desempenho e Reconhecimento, anunciado pelo BB no dia 3 de fevereiro - reduzem em média 18% o valor de referência (VR) das gratificações, extinguem cargos e criam outros. Além disso, a direção do banco extinguiu o acréscimo salarial na ascensão do módulo básico para o avançado, o que revoltou bancários da rede de agências e unidades de negócios.

“A direção do BB tenta vender gato por lebre, alegando que as mudanças serão benéficas para os funcionários. Porém, os bancários do BB e suas entidades representativas sabem que o objetivo é impor uma redução salarial. Não por coincidência impuseram essa reestruturação de forma arbitrária, unilateral, sem qualquer negociação com as entidades representativas. Sabem perfeitamente que os sindicatos denunciariam de imediato a real intenção desse programa, como faz agora após o anúncio das mudanças”, diz o dirigente da Fetec-SP e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Getúlio Maciel.

PLR

Getúlio explica que as mudanças impostas pelo BB podem impactar até mesmo a PLR. “Como a PLR é paga com base no VR de gratificação, ela poderá ser reduzida.”

“É muito importante a adesão de todos os funcionários. Esse ataque frontal aos nossos direitos e as ameaças de privatização, sempre reforçadas por falas irresponsáveis do presidente do banco, Rubens Novais, são uma amostra do que enfrentaremos na Campanha Nacional. O governo e a direção do banco colocaram um alvo nas nossas costas. Temos de mostrar a força da nossa mobilização já”, convoca Getúlio.

O Espelho

Durante o Dia Nacional de Luta será distribuído o jornal O Espelho, produzido pela Contraf-CUT, com uma análise das principais impactos da reestruturação na remuneração, PLR e plano de carreira dos funcionários do Banco do Brasil.

CLIQUE AQUI para ler a versão digital. 

seja socio