Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Eleição

Sindicato apoia Chapa 1 para a Fenae

Linha fina
Em momento de ataques à Caixa, é fundamental a eleição de uma diretoria comprometida com a manutenção do papel social e público do banco e com os direitos dos empregados. Votação será nos dias 17 e 18 de março
Imagem Destaque

Nos dias 17 e 18 de março, os cerca de 50 mil associados (entre empregados da ativa e aposentados da Caixa) da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) deverão escolher a nova diretoria da entidade. A Chapa 1 – Movimento em Defesa da Caixa foi a única cadastrada para a disputa, e conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Contraf-CUT e demais entidades de representação dos bancários.

“Esse é um momento importante de união e luta, diante de tantos ataques sofridos pela Caixa e pelos bancos públicos. A eleição da Fenae é de extrema importância para o fortalecimento dos trabalhadores. Ao longo de sua história, a Fenae se constituiu como uma entidade que consegue manter ações em favor dos empregados da Caixa e também em defesa da sociedade”, destaca a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.

“Por isso apoiamos a Chapa 1, e convidamos a todos para se mobilizarem em defesa da Caixa 100% pública, na luta em defesa dos nossos direitos”, acrescenta a dirigente.

Fundada em maio de 1971, com o objetivo de dar integração e unidade ao movimento associativo dos empregados da Caixa, a Fenae exerce hoje um papel fundamental na defesa do papel social do banco público e dos direitos de seus empregados, que vêm sendo ameaçados desde 2016 e continuam sofrendo sérios ataques sob o governo Bolsonaro.

A entidade coordenou diversas campanhas nesse sentido desde então, entre elas Caixa 100% Pública, em 2016; Defenda a Caixa Você Também, em 2017; Não Tem Sentido Enfraquecer, Fatiar e Privatizar a Caixa, de 2018; e a atual A Caixa é Toda Sua. A Fenae também está à frente da articulação da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos, junto com a Contraf-CUT e demais entidades, que foi lançada em maio de 2019.

A Fenae congrega as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) de cada estado brasileiro.

Propostas da Chapa 1

A Chapa Movimento em Defesa da Caixa tem como principais propostas para a entidade a manutenção dessa luta, diante do agravamento dos ataques ao banco e aos empregados e das ameaças de privatização e fatiamento da Caixa.

A Chapa 1 também têm propostas para as seguintes áreas de atuação: Conhecimento e Formação; Esporte e Bem-Estar; Saúde e Previdência; Cultura; Responsabilidade Social e Fenae Transforma; Apcefs; Benefícios; e Aposentados. Conheça essas propostas no site da chapa: movimentoemdefesadacaixa.com.br.

Quem compõem a Chapa 1

Sérgio Takemoto encabeça Chapa 1, como candidato à presidência da FenaeA Chapa 1 tem como candidato a presidente da Fenae o atual vice-presidente da entidade, Sérgio Takemoto (foto ao lado). Formado em Administração de Empresas, Takemoto foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo em 1991, membro do GT Estatuto da Funcef, diretor administrativo-financeiro e depois diretor-presidente da Apcef/SP nas gestões 2008/2011 e 2011/2014. Atualmente, Takemoto também é secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT).

A chapa conta ainda com a atual representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, que também coordena, desde 2015, o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, organização atuante em defesa dos bancos públicos e demais estatais. Natural de Santo André/SP, Rita foi presidenta do Sindicato dos Bancários do ABC por dois mandatos, entre 2006 e 2012. Atua há mais de 30 anos no movimento social e em defesa do patrimônio público. Na chapa, Rita é 3ª Conselheira (Conselho Fiscal).

O atual coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa) e diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Dionísio Reis, também compõe a chapa, como candidato a Diretor Região Sudeste.

Veja a composição completa:

Sérgio Hiroshi Takemoto (SP) – Diretor-Presidente
Marcos Aurélio Saraiva Holanda (CE) – Vice-Presidente
Clotário Cardoso (MG) – Diretor de Administração e Finanças
Carlos Alberto Oliveira Lima (RJ) – Diretor de Esportes
Nilson Alexandre de Moura Junior (SP) – Diretor Sociocultural
Moacir Carneiro da Costa (BA) – Diretor de Comunicação e Imprensa
Vera Lucia Barbosa Leão (GO) – Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas
Jair Pedro Ferreira (DF) – Diretor de Formação
Rita de Cássia Santos Lima (ES)  – Diretora de Relações do Trabalho
Fabiana Cristina Meneguele Matheus (SP) – Diretora de Saúde e Previdência
Rachel de Araújo Weber (RS) – Diretora de Políticas Sociais
Francisca de Assis Araújo Silva (PI) – Diretora de Impacto Social
Jerry Fiusa dos Santos (RO) – Diretor Região Norte
Paulo Roberto Massetti Moretti (PE) – Diretor Região Nordeste
José Herculano do Nascimento Neto (DF) – Diretor Região Centro-Oeste
Dionísio Reis Siqueira (SP) – Diretor Região Sudeste
Naiara Machado da Silva (RS) – Diretora Região Sul

Conselho Fiscal

Marco Antonio Zanardi (SC) – 1º Conselheiro
José Megume Tanaka (PR) – 2º Conselheiro
Maria Rita Serrano (SP) – 3ª Conselheira
Giselle Maria Araújo Lima de Menezes (MA) – 1ª Suplente
Emanoel Souza de Jesus (BA) – 2º Suplente
Paulo Roberto Damasceno (MG) – 3º Suplente.

Veja quem é cada um dos componentes na página de facebook da Chapa 1.

Como votar

Votam os associados efetivos ativos e aposentados das 27 Apcefs federadas, cuja filiação tenha ocorrido até 31 de agosto de 2019.

A votação, nos dias 17 e 18 de março, será realizada por meio de urnas e cédulas em papel. As urnas estarão disponíveis nas Apcefs de cada estado e também nas agências bancárias da Caixa.

Os aposentados também podem votar nas agências da Caixa onde mantêm conta bancária. E os empregados da ativa podem votar na agência em que trabalham.

Basta se identificar com documento com foto e votar na Chapa 1 – Movimento em Defesa da Caixa!

seja socio