O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office) para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
Desta forma, diversas áreas terão a implementação do teletrabalho, sendo três dias em presencial e dois dias em teletrabalho. E, mesmo para áreas nas quais eventualmente seja possível mais dias em teletrabalho, é obrigatório que o bancário trabalhe ao menos um dia na semana de forma presencial.
“Desde o pico da pandemia de Covid-19, o Santander vinha implementando o teletrabalho esporadicamente em algumas áreas específicas, mas recusava-se a negociar esta modalidade com o movimento sindical. Este anúncio de implementação do teletrabalho para as áreas administrativas, seguindo as regras da CCT, foi fruto de muitas negociações, atividades e cobranças do movimento sindical para que fosse estabelecido regramento coletivo para a modalidade”
Lucimara Malaquias, diretora executiva do Sindicato e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE-Santander)
“Esta é uma importante vitória dos empregados do Santander e de suas entidades representativas, que só foi possível graças às negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2022. Com isto, os bancários do Santander em teletrabalho receberão ajuda de custo, que o banco optou por pagar mensalmente; terão controle de jornada; o trabalho aos finais de semana e feriados está vedado; dentre outros pontos (veja mais abaixo)”, acrescenta a diretora do Sindicato.
Lucimara destaca ainda que o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região irá acompanhar a implementação do teletrabalho no Santander, o respeito à jornada, os possíveis impactos na saúde do trabalhador, e todos os demais aspectos das condições de trabalho relacionadas com a modalidade.
A dirigente também lembra que o Santander disponibiliza um curso para trabalhadores em teletrabalho sobre questões relacionadas com a saúde, que pode ser acessado por toda a rede na intranet do banco, mesmo pelos bancários que atuam presencialmente.
Qualquer problema em relação a implementação do teletrabalho no Santander e o devido respeito às regras previstas na CCT (veja abaixo) para a modalidade deve ser denunciado ao Sindicato por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp, canais que funcionam das 9h às 18h.
Confira abaixo as regras para o teletrabalho previstas na CCT:
- Ajuda de custo de R$ 1.036,80 anuais (pagos de uma só vez ou em 12 parcelas mensais). O Santander optou pelo pagamento mensal. (a cláusula 71 da CCT prevê que a ajuda de custo será paga aos empregados que exercerem atividades fora das dependências do banco, em 50% da jornada);
- Controle de jornada;
- Direito à desconexão;
- Fornecimento de equipamentos;
- Igualdade de tratamento, com todos os direitos previstos na CCT;
- Prevenção e precauções com a saúde dos trabalhadores;
- Canal específico para que os trabalhadores em teletrabalho tirem suas dúvidas;
- Prioridade no regime de teletrabalho para quem tem filhos de até quatro anos ou é PCD;
- Bancárias vítimas de violência doméstica poderão escolher entre home office ou presencial;
- Acesso dos sindicatos aos bancários em teletrabalho e realização de campanhas de sindicalização.