
Em assembleia virtual encerrada às 16h desta terça-feira, dia 25 de fevereiro, os bancários do Banco Caixa Geral Brasil S.A. aprovaram a proposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) referente ao Programa Próprio de PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
A votação foi unânime e definiu as normas da PLR do período retroativo, contemplado entre 01/01/2024 e 31/12/2024. O Banco português, com filial no Brasil, segue um calendário diferente e o pagamento do programa próprio ocorrerá em junho de 2025. Já a PLR prevista na CCT da categoria bancária será paga nesta quinta-feira, dia 27, a todos os empregados do Banco Caixa Geral Brasil.
Através da negociação, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região conseguiu para o programa próprio de 2024 a valorização do piso em cerca de 36%, comparado ao acordo anterior.
O programa de PLR possui metas individuais e coletivas, distribuídas entre as áreas de negócios e operacionais. O banco deve divulgar internamente todas as regras do programa e a íntegra do ACT aos empregados.
Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato dos Bancários SP, celebrou os resultados positivos da negociação e ressaltou a importância da participação dos bancários e das bancárias.
"Novamente, contamos com a expressiva participação dos trabalhadores na assembleia e no processo como um todo. Isso fortalece a representatividade do Sindicato e possibilita melhores resultados nas negociações. Também é importante ressaltar que nossa relação com os bancários não termina na assinatura do ACT. Seguiremos disponíveis para acolher denúncias, sugestões e sanar dúvidas", afirma Lucimara.
