Pular para o conteúdo principal

Todos à assembleia sobre Plano II do Banesprev

Linha fina
Em reunião na Quadra, participantes reafirmam que não darão quitação do serviço passado ao Santander
Imagem Destaque

São Paulo - Mais de 100 participantes do plano II do Banesprev reuniram-se na Quadra, no sábado 10, e chegaram a seguinte conclusão: “não daremos quitação do serviço passado ao Santander”.

Durante o encontro preparatório para a assembleia, promovido pela Afubesp, Sindicato e entidades sindicais, o diretor da Afubesp e candidato ao Comitê Gestor do Plano II, Walter Oliveira, apresentou uma tabela com os valores das contribuições normais e extraordinárias, que cada participante deverá arcar. Houve várias manifestações de repúdio, evidenciando que ainda existem muitas dúvidas a serem esclarecidas em relação à forma do cálculo.

Na oportunidade, o diretor da Afubesp José Reinaldo explicou que o Banesprev já decidiu aplicar o rateio do déficit, no entanto, caso os participantes votem "sim" na assembleia, a possibilidade de luta pelo serviço passado no campo judicial estará sepultada. “Consultamos um jurista notoriamente reconhecido, extremamente conceituado e especialista na área da previdência, que nos orientou a não referendar essa proposta de rateio, como condição para podermos dar continuidade a nossa luta pelo serviço passado, agora na esfera judicial”, relata. "Isso não vai causar nenhum problema ao plano, pois o Banesprev e o Santander já declararam que independente da decisão da assembléia irão aplicar o rateio do déficit e instituir a contribuição extraordinária aos ativos e assistidos,” conclui.

Em sua explanação, Paulo Salvador, diretor executivo do Sindicato, presidente da Afubesp e conselheiro eleito do Banesprev, foi categórico: "Votar pelo sim é rasgar a 'promissória' do Santander e dar a eles a quitação do serviço passado.” "Essa assembleia é a mais importante para os participantes do Plano II desde a sua criação", declarou Rita Berlofa, que é vice-presidente da Afubesp, conselheira eleita e também diretora executiva do Sindicato.

A Assembleia do Plano II será realizada no próximo sábado, 17 de março, no Esporte Clube Banespa. Às 9h ocorrerá à primeira convocação com a presença mínima de dois terços de participantes quites, e às 9h30, segunda convocação, com qualquer número de participantes.

Comitê Gestor - O candidato ao Comitê Gestor do Plano II, Camilo Fernandes, fez um breve relato sobre a criação do órgão de acompanhamento e fiscalização, antiga reivindicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Afubesp, Fetec/SP e Contraf.

Também esteve presente a candidata Vera Marchioni que reforçou a importância de serem eleitas pessoas comprometidas, com conhecimento técnico e principalmente com disposição de luta para enfrentar, sem medo, o Santander.

Os demais candidatos às vagas do Comitê Gestor não comparecem ao encontro. A chapa mãos dadas pelo Banesprev (composta por Camilo Fernandes, Vera Marchioni e Walter Oliveira) lamentou o fato, pois o evento seria a oportunidade ideal para que houvesse debate de propostas, e os demais concorrentes se pronunciassem a respeito do posicionamento que eles irão adotar durante a assembleia.


Afubesp - 12/3/2012

seja socio