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Sindicato cobra solução às denúncias no Itaú

Linha fina
Extrapolação da jornada, demissão de funcionários com deficiência, condições de trabalho inadequadas, entre outras demandas, foram pautas da reunião
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São Paulo – Problemas nas agências e departamentos do Itaú foram motivos de reunião entre o Sindicato e os representantes da área de Relações Sindicais do banco, na sexta-feira 1º. Os bancários cobraram soluções para uma série de denúncias, que vão desde o desrespeito à jornada de trabalho até demissão de funcionários com doença ocupacional ou deficiência.

Segundo a diretora do Sindicato Valeska Pincovai, nas agências as principais pendências são: extrapolação da jornada de trabalho em unidades que funcionam com horário estendido e mudança nos nomes dos cargos, o que resultou em desvio de função, sobrecarga e necessidade de hora extra com frequência.

Já nos departamentos, as denúncias são constantes. Além da condição de terceirizados em que muitos se encontram, há o problema de sobreaviso dos analistas de sistema, obrigados a ficar à disposição pelo celular. “Já comunicamos ao banco que se tivermos que entrar na Justiça, a Súmula 428 reconhece sobreaviso em escala com celular, por isso gostaríamos que a negociação fosse respeitada”, diz Valeska.

Outra demanda que preocupa é a quantidade de demissões de funcionários com doença ocupacional ou deficiência. “Percebemos que o banco está dispensando com mais frequência trabalhadores doentes, além de funcionários com deficiência. O Itaú contrata, mas não proporciona condições adequadas para que possam ter um bom desempenho”, denuncia a dirigente.

“Esperamos que o banco cumpra com o que prometeu e apresente os principais casos com as soluções reivindicadas pelo Sindicato”, completou a dirigente, ao ressaltar que a entidade irá acompanhar o processo e cobrar respostas o quanto antes.


Tatiana Melim – 4/3/2013

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