Pular para o conteúdo principal

Comissão eleitoral abre eleição do Sindicato

Linha fina
Bancários associados escolhem entre os dias 25 e 28 de março diretoria que estará à frente da entidade na gestão 2014/2017
Imagem Destaque

São Paulo – Foi dada a largada para a votação da nova diretoria do Sindicato. Às 7h desta terça-feira 25, a Quadra dos Bancários estava repleta de mesários, funcionários e membros da Comissão Eleitoral, com representantes da Chapa 1 e da Chapa 2, que concorrem no pleito. Até sexta-feira 28, milhares de bancários sindicalizados exercem o direito democrático de definir quem estará à frente da entidade na gestão 2014/2017. Haverá urnas em agências e concentrações.

> Fotos: imagens do início da eleição
> Vídeo: conheça detalhes da votação

Antes das 8h, a coordenadora da Comissão Eleitoral, Aline Molina (foto), fez a abertura do processo eleitoral. Representantes das duas chapas inscritas falaram aos mesários. A Chapa 1 tem à frente a atual presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e a Chapa 2 é encabeçada por Juliana Públio Donato de Oliveira. “Na paz e na democracia desejamos que o direito do bancário prevaleça. É importante que todos participem desse momento democrático”, destacou Aline.

Uma grande estrutura foi montada para garantir o direito de escolha da categoria na eleição que durará quatro dias. O processo se compara, em tamanho, a eleições de pequenos municípios brasileiros. Nesta terça, o estacionamento da Quadra foi totalmente ocupado por táxis, cerca de cem, e ainda dez vans, que começaram após as 8h30 a fazer o transporte das urnas. E a movimentação é grande, já que a base territorial do Sindicato abrange a capital, Osasco e mais 15 municípios.

Primeira urna - Mas a primeira urna não saiu de carro. Foi levada a pé à sede do Sindicato por dois mesários que disseram ser fundamental o processo democrático para uma categoria mais forte.  Às 8h30 já estava no edifício Martinelli (Rua São Bento, 413), onde podem votar os aposentados e também, em separado, bancários afastados por motivo de doença ou que estão de férias.

Quem vota – Pode votar todo associado que na data da eleição: contar mais de seis meses de inscrição no quadro social; tiver quitado as mensalidades até trinta dias antes das eleições; tiver mais de dezesseis anos de idade.

É necessário que o bancário se identifique por meio de documento com foto: crachá da empresa, RG ou Carteira de Trabalho.

As pessoas em férias ou afastadas por motivo de doença também podem votar, no seu local de trabalho ou em separado na sede do Sindicato. Os trabalhadores que não tiverem o nome na lista de votação (por exemplo, por ter mudado de local de trabalho), mas comprovarem sua sindicalização, também votam em separado, conforme o estatuto.

Tem direto a voto, ainda, o aposentado, bem como o desempregado há três meses, mediante comprovação dessa condição, e desde que tenha sido sócio do Sindicato pelo menos até seis meses antes de se afastar de suas funções.

A lista de votantes foi disponibilizada pela Comissão Eleitoral aos representantes das chapas em 14 de março.

Atenção aos feriados – Bancários de Carapicuíba, Embu-Guaçu e Juquitiba terão apenas três dias para participar da eleição, em função de feriados municipais. Nesta quarta-feira 26 é feriado em Carapicuíba. Já para os trabalhadores de Embu Guaçu e Juquitiba a eleição termina na quinta-feira 27, pois é feriado na sexta-feira 28. Esses bancários precisam ficar atentos para não deixar de exercer seu direito de escolha.

Leia mais
> Sindicalizados começam a votar
> Eleição é de 25 e 28 de março; Saiba quem pode e como votar
> Horário do Sindicato muda na eleição
 



Redação – 25/3/2014
(Atualizado às 15h43)

seja socio