São Paulo – Depois de três dias recolhendo votos de bancários sindicalizados de São Paulo, Osasco e municípios da região, a eleição que definirá a diretoria do Sindicato para a gestão 2014/2017 chega ao seu quarto e último dia. Os associados que ainda não votaram devem exercer seu direito até às 16h desta sexta-feira 28. A apuração começa logo depois, na Quadra dos Bancários.
A participação dos trabalhadores desde o início do pleito, na terça 25, é expressiva. Todos querem escolher os que serão seus representantes não só nas campanhas salariais, mas diariamente na defesa dos direitos. Pode votar todo sindicalizado com mais de seis meses de inscrição no quadro social, que tiver quitado as mensalidades até trinta dias antes das eleições e tiver mais de dezesseis anos de idade.
É necessário que o bancário se identifique por meio de documento com foto: crachá da empresa, RG ou Carteira de Trabalho.
> Ex-presidente lembra eleições dos anos 1970
> Sindicato não mede esforços para coletar votos
> Bancários votam em todas as regiões
"É o último dia para o bancário participar desse momento que fortalece a história de democracia do Sindicato. A eleição está sendo marcada pela tranquilidade e os trabalhadores estão de parabéns pela participação. Mas, quem ainda não votou deve escolher hoje seus representantes para os próximos anos", destaca a coordenadora da Comissão Eleitoral, Aline Molina. Ela lembra que em Embu-Guaçu e Juquitiba o pleito já foi finalizado, pois nesses municípios é feriado nesta sexta-feira.
Estrutura – Em todos os dias da eleição, o marco zero do pleito é a Quadra dos Bancários. Cerca de cem táxis e dez vans começam a deixar a Quadra por volta das 7h, transportando mesários e urnas para a votação nos locais de trabalho. Há urna fixa na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro) para o voto dos aposentados e das pessoas que estão em férias ou afastadas por motivo de saúde.
Cerca de mil pessoas estão envolvidas nesse processo que se compara em tamanho à eleição de muitos municípios: têm direito a voto em torno de 48 mil bancários.
Dúvidas? – Os trabalhadores que não tiverem o nome na lista de votação (por exemplo, por ter mudado de local de trabalho), mas comprovarem sua sindicalização, podem votar em separado, conforme o estatuto. Tem direto a voto, ainda, o aposentado, bem como o desempregado há três meses, mediante comprovação dessa condição, e desde que tenha sido sócio do Sindicato pelo menos até seis meses antes de se afastar de suas funções.
Em caso de dúvida ou se você ainda não votou e as urnas já passaram pelo seu local de trabalho, entre em contato com a Comissão Eleitoral (3188-5339).
A lista de votantes foi disponibilizada pela Comissão Eleitoral aos representantes das chapas em 14 de março.
Leia mais
> Horário do Sindicato muda na eleição
Redação - 28/3/2014
Linha fina
Participação dos trabalhadores sindicalizados é expressiva; bancários que ainda não votaram devem exercer seu direito até às 16h desta sexta 28
Imagem Destaque