São Paulo - O projeto CineB, realizado pelo Sindicato e produzido pela Brazucah Produções, inicia a temporada 2015 com o lançamento de um DVD que reúne curtas-metragens produzidos nas periferias paulistas. A primeira sessão gratuita e aberta ao público acontece na quarta 18, às 19h, na regional Paulista do Sindicato. Após a exibição, haverá debate com os realizadores dos filmes.
O CineB leva desde 2007 o cinema brasileiro para várias regiões da cidade. Contabiliza um público superior a 43 mil pessoas em mais de 350 sessões gratuitas espalhadas por comunidades e universidades de São Paulo. Já foram exibidos mais de 78 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de 23 pré-estreias exclusivas.
"Nós levamos toda a infraestrutura para montar nossa sala de cinema, que contempla telão, som, cadeiras, projetor, material de divulgação e um pipoqueiro. Desta forma, o CineB tem ajudado a democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, especialmente nas regiões mais carentes da cidade", diz Cidálio Santos, coordenador do projeto.
O Selo CineB surgiu como proposta de difusão do formato curta-metragem e da geração de renda para o produtor. Já foram produzidas três edições e a iniciativa foi reconhecida pelo Ministério da Cultura, através de prêmio da Secretaria de Economia Criativa. Em cada edição são selecionados cinco filmes para fazer parte do DVD, que é vendido após as sessões do projeto a preços populares.
E com o objetivo de valorizar e dar visibilidade a produção de filmes realizados na periferia, nasceu o Selo CineB da Periferia. Os curtas selecionados de realizadores com atuação na periferia, além de receberem prêmio em dinheiro, serão exibidos durante o circuito deste ano. Integram a coletânea Preservar e Resistir; Ponto Cego; Nossas Histórias, Minhas Memórias; Vendedores Ambulantes – Gambiarra Acústica e O Cubo Mágico.
"O nosso Sindicato é um Sindicato cidadão. E o CineB é mais uma história de sucesso entre as nossas iniciativas. Por que levar cultura e lazer para a população ajuda a nos transformar em uma sociedade melhor e mais justa", afirma Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato. Para a sessão do dia 18, os ingressos são limitados e as reservas podem ser feitas pelo [email protected] ou pessoalmente.
CINEMA BRASILEIRO NA REGIONAL PAULISTA
DIA: Quarta-feira, 18 de março
LOCAL: Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de SP Osasco e Região
ENDEREÇO: Rua Carlos Sampaio, 305 (próximo ao metrô Brigadeiro)
HORAS: 19h
CLASSIFICAÇÃO: Livre
Sujeito à lotação
Redação – 12/3/2015