Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sindicato Cidadão

CineB: cinema nacional da melhor qualidade para quem mais precisa

Imagem Destaque
CineB leva cinema brasileiro à periferia desde 2007. Foto: Seeb-SP

Gente que nunca viu a tela de um cinema, sessões em igrejas, escolas e até debaixo de um viaduto, debates, pipoca de graça. Criado em 2007, numa parceria entre o Sindicato e a Brazucah Produções, o CineB leva cinema brasileiro de qualidade a moradores de comunidades carentes que, se quisessem ir ao cinema mais próximo, levariam horas para se deslocar e ainda teriam de arcar com os cerca de R$ 30 de uma sessão.

Em nove anos de existência de mais essa iniciativa do Sindicato Cidadão, foram exibidos mais de 160 títulos entre longas e curtas metragens brasileiros para uma plateia de mais de 56 mil pessoas, em mais de 440 sessões de filmes, incluindo pré-estreias e rodas de conversa com atores e diretores de cinema. 

Em 2015, uma sessão memorável na região conhecida como cracolândia, no bairro da Luz, exibiu o filme Sabotage, o Maestro do Canão, na mais perfeita paz, com a participação do então secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Suplicy.

Há sete anos foi criado o Prêmio CineB: um reconhecimento a cineastas, atores e produtores do cinema nacional, assim como às comunidades que participam do projeto ao longo do ano.

Cada bancário sindicalizado é responsável por essa história de sucesso na promoção da cidadania. Participe você também!

seja socio